Mais de 500 contas são bloqueadas por mau uso de patinetes em Salvador
Salvador tem cerca de 70 mil usuários cadastrados para uso dos patinetes elétricos na capital baiana
Por Da Redação.
Salvador registrou o bloqueio de 500 contas de usuários de patinetes elétricos por descumprimento das regras de utilização desde o início das operações, em janeiro, até o último sábado (29).
As infrações mais comuns incluem transporte de mais de uma pessoa por veículo e liberação do equipamento para menores de idade. As ações são realizadas pela empresa JET, responsável pelo serviço, com monitoramento diário da Secretaria de Mobilidade (Semob).
Atualmente, a capital baiana tem cerca de 70 mil usuários cadastrados, com uma média de 25 mil viagens semanais. Apesar da adesão crescente, a Semob reforça a necessidade de cumprir as normas de segurança e mobilidade urbana. Desde o lançamento do serviço, técnicos da pasta trabalham em parceria com a JET para aprimorar a fiscalização e a qualidade do serviço.
O município está finalizando a normatização definitiva do serviço, elaborada em conjunto com diversos órgãos municipais. O objetivo é garantir que a operação siga padrões de segurança, organização urbana e estímulo à mobilidade sustentável.
Como parte das iniciativas para promover o uso responsável, a JET oferece aulas gratuitas de direção para maiores de 18 anos, sem necessidade de inscrição prévia. Basta comparecer aos locais divulgados no aplicativo da empresa com um documento oficial.
Segurança nos patinetes elétricos
Os patinetes possuem GPS, placa de identificação, freios, campainha e faróis de LED. A velocidade máxima permitida é de 20 km/h, reduzindo para 10 km/h em áreas de grande circulação de pedestres.
LEIA MAIS: Usuários de patinetes elétricos de Salvador terão aulas de direção
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).