Vereadores são alvos de operação contra o tráfico e lavagem de dinheiro na Bahia
No município baiano de Ubaitaba, dois vereadores e um assessor parlamentar são alvos da Operação Frater Dominus
Por Dinaldo dos Santos.
Dois vereadores são alvos de uma operação contra o tráfico e lavagem de dinheiro que acontece, na manhã desta quinta-feira (30), nos estados da Bahia e Sergipe.
A Operação Frater Dominus acontece nos municípios baianos de Ubaitaba, Itabuna, Itacaré, Maraú e Itapetinga, além da cidade sergipana de Santa Luzia do Itanhy.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o objetivo é cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, mortes violentas, lavagem de dinheiro, entre outros crimes.
Vereadores entre os alvos
Entre os alvos estão dois vereadores e um assessor parlamentar do município de Ubaitaba, além de uma liderança criminosa apontada como mandante de homicídios nas regiões de Ibirapitanga e Aurelino Leal.
As ações são realizadas pela SSP-BA, além das Polícias Militar e Civil, FICCO/Ilhéus e o Draco/SE
Crime organizado na Bahia
No último mês de setembro, a Operação Anátema da Polícia Civil da Bahia desarticulou um grupo criminoso especializado em lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, com atuação em pelo menos quatro estados, incluindo a Bahia. As investigações também apontaram conexões internacionais.
Em outra situação, dezoito pessoas foram presas durante a Operação Castelo de Cartas, deflagrada em Jequié, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso é apontado como responsável por pelo menos 19 assassinatos consumados neste ano.
Segundo estado mais violento do Brasil
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
LEIA MAIS: Moraes exige explicações de Cláudio Castro sobre megaoperação no Rio
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).