Vereador de Santo Amaro e assessor são encontrados mortos em sítio
Vereador de Santo Amaro e assessor teriam sido alvos de ataque armado; nenhum suspeito foi localizado
O vereador de Santo Amaro, Gleiber Júnior (Avante), e o assessor Diego Castro, foram encontrados mortos na madrugada deste domingo (9), no sítio do parlamentar.
De acordo com testemunhas, tiros foram ouvidos nas primeiras horas da manhã. Homens armados teriam invadido a propriedade e efetuado disparos contra as vítimas.

A Polícia Militar foi acionada, isolou a área e aguardou a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou a perícia e encaminhou os corpos para o Instituto Médico Legal (IML) de Santo Amaro.
Até o momento, nenhum suspeito foi preso. A Polícia Civil investiga a autoria e a motivação do crime.
A Câmara de Vereadores de Santo Amaro publicou uma nota neste domingo (9), nas redes sociais, lamentando a morte do vereador Gleiber Júnior (Avante). Em homenagem ao parlamentar, a Casa decretou três dias de luto oficial.
“Gleiber Júnior exerceu seu mandato com dedicação, compromisso e zelo pelo povo santoamarense, deixando um legado de trabalho, respeito e amor por nossa cidade”, diz um trecho da nota.
A Câmara também manifestou solidariedade à família e aos amigos do vereador. “Neste momento de dor, a Câmara de Vereadores expressa suas condolências aos familiares, amigos e a toda a comunidade que partilha deste sentimento de perda. Em sinal de respeito, decreta três dias de luto oficial”, conclui a publicação.
Outros casos: ex-vereador é morto a tiros na zona rural de Ipirá
O ex-vereador da cidade de Ipirá, Almir de Souza Oliveira, de 46 anos, foi executado a tiros em 10 de maio deste ano, no povoado de São Roque, zona rural do município. Conhecido como "Miranda do São Roque", ele tinha forte atuação política e comunitária na região.
Horas antes do crime, Miranda havia participado de um almoço em homenagem ao Dia das Mães, evento que chegou a registrar em suas redes sociais. Ele havia se elegido em 2020, mas não conseguiu votos suficientes em 2024, ficando como suplente da câmara municipal.

Bahia é segundo estado mais violento do Brasil
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
Salvador volta a ser capital mais violenta do Brasil
Salvador voltou a ser, em 2024, a capital mais violenta do Brasil. O índice refere-se à taxa de mortes violentas intencionais, quando há intenção de causar a morte ou lesões graves. No caso de Salvador, a taxa é 52 – a média nacional é 20,4. Foram 1.335 mortes violentas registradas na cidade neste período.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).