Veja quem é o suspeito preso apontado como executor de Mãe Bernadete
Josevan Dionísio dos Santos, o "BZ", era um dos mais procurados do "Baralho do Crime" da SSP-BA e apontado como executor de Mãe Bernadete
Por Ananda Costa.
Uma operação conjunta do Departamento de Repressão e Combate ao Narcotráfico (Denarc) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) prendeu nesta sexta-feira (12) o homem apontado pelas investigações como o executor da líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito é Josevan Dionísio dos Santos, 32 anos, conhecido no crime como "BZ" e identificado no "Baralho do Crime" da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) como o "Nove de Ouros".
A captura de BZ ocorreu em um imóvel na cidade de Simões Filho. De acordo com o relato das autoridades, durante a investida policial, o suspeito reagiu e manteve como reféns sua própria companheira e os dois filhos do casal. Após duas horas, ele se entregou à polícia.
No local, os agentes apreenderam uma pistola calibre 9mm, de fabricação turca, com a numeração raspada, o que impossibilita o rastreamento da arma.
Josevan Santos não é investigado apenas pelo homicídio da líder quilombola. De acordo com as investigações do Denarc, ele integra um grupo criminoso que atua em Simões Filho e cidades da região, envolvido em crimes como roubo, tráfico de drogas e uma série de homicídios.
Motivação da execução de Mãe Bernadete
A vítima, Mãe Bernadete, de 68 anos, era uma conhecida coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) e foi executada com tiros dentro de sua própria casa, no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, no dia 17 de agosto de 2023.
O crime chocou o estado e foi motivado, segundo a polícia, pela resistência da líder contra a expansão do tráfico de drogas em territórios tradicionais.
No inquérito específico do assassinato de Mãe Bernadete, seis pessoas foram indiciadas. Com a prisão de BZ, cinco dos acusados já estão custodiados. As diligências agora se concentram em prender o último envolvido foragido, conhecido pelo apelido de "Maquinista".
LEIA MAIS: IMAGENS INÉDITAS: casa de Mãe Bernadete ainda está com marcas deixadas pelos assassinos
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).