Trump confirma morte do influenciador Charlie Kirk após atentado nos EUA

Trump confirmou a morte do influenciador Charlie Kirk na rede Truth Social, pouco depois de pedir orações pelo ativista

Por Anna Caroline Santiago.

O influenciador e aliado do presidente, Charlie Kirk, de 31 anos, morreu nesta quarta-feira (10) após ser vítima de um atentado enquanto palestrava em um evento na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo presidente Donald Trump.

Charlie Kirk morre após atentado em universidade nos EUA. Foto: Reprodução

De acordo com o porta-voz da universidade, Kirk, foi imediatamente levado ao hospital por seguranças particulares e passou por cirurgia.

Na rede Truth Social, Trump confirmou a morte de Kirk, pouco depois de pedir orações pelo ativista.

"O grande e até lendário Charlie Kirk está morto. Ninguém entendia ou tinha o coração da juventude nos Estados Unidos da América melhor do que Charlie. Ele era amado e admirado por TODOS, principalmente por mim, e agora não está mais entre nós", afirmou Trump em publicação na Truth Social.

+ Governo Trump contrata avião da Gol para deportar brasileiros dos EUA

Segundo informações iniciais, Kirk foi atingido cerca de 20 minutos após iniciar o discurso. Nas imagens, ele aparece sentado em uma tenda quando é atingido e cai da cadeira.

Veja: 

Outro vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem de cabelos grisalhos sendo algemado, porém a identidade do suspeito ainda não foi confirmada, e, segundo o jornal The New York Times, ele não seria o atirador.

Aliado de Trump, Charlie Kirk é baleado durante palestra.Foto: Reprodução

Quem era Charlie Kirk

Aos 31 anos, o ativista conservador era considerado uma das vozes mais influentes da direita americana. Casado, Kirk deixa dois filhos.

Sua atuação esteve fortemente ligada à Turning Point USA, organização juvenil conservadora que fundou em 2012 e que hoje marca presença em dezenas de escolas e universidades em todo o país. Em 2020 e 2024, a entidade liderou o movimento “Estudantes com Trump”, voltado para mobilizar votos em apoio ao republicano.

De acordo com a imprensa americana, a receita da Turning Point saltou de US$ 4,3 milhões em 2016 para US$ 92,4 milhões em 2023, impulsionada principalmente por doações.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.