Três pessoas da mesma família morrem após passar mal em almoço na Bahia

Três pessoas da mesma família apresentaram mal-estar, vômitos e dores abdominais logo após consumirem calabresa no almoço

Por Anna Caroline Santiago.

Três pessoas da mesma família morreram após passar mal durante um almoço na zona rural de Canarana, no norte da Bahia. O caso ocorreu no último sábado (3), mas a Polícia Civil só confirmou a investigação das mortes nesta terça-feira (6).

Uma criança de sete anos também apresentou sintomas e permanece internada em um hospital de Irecê. Segundo a unidade, o estado de saúde da criança é estável.

As vítimas foram identificadas como Adelaine Maria de Souza, de 74 anos; Margarete Souza, de 42; e Leonardo Sousa dos Anjos, de 31 anos. Adelaine e Margarete eram irmãs, e Leonardo era filho de uma delas. A relação da criança com os demais não foi divulgada.

Três pessoas da mesma família morrem após passar mal em almoço na Bahia. Foto: Reprodução

+ Três casos suspeitos de intoxicação por metanol na Bahia são descartados

+ Polícia prende suspeito de comercializar bebidas com metanol na Bahia

De acordo com informações iniciais, todos apresentaram mal-estar, vômitos e dores abdominais logo após consumirem calabresa no almoço. Eles chegaram a ser atendidos em um hospital local na noite de 1º de dezembro e, devido à gravidade do quadro, foram transferidos para hospitais estaduais. Dois dias depois, no sábado, Adelaine, Margarete e Leonardo não resistiram.

A Polícia Civil investiga as causas das mortes e ainda não divulgou detalhes sobre o tipo de intoxicação ou contaminação alimentar.

Outros casos

Alana dos Santos Cardoso Marques, de 9 anos, morreu após consumir um bolo e pães de queijo supostamente envenenados na casa da avó, em São Francisco, no norte de Minas Gerais. 

De acordo com familiares, a avó havia preparado um bolo para Alana e sua irmã. Pouco tempo depois, um tio das meninas deixou na residência outro bolo e alguns pães de queijo. As três consumiram os alimentos.

Criança morre após comer comida supostamente envenenada na casa da avó.Foto: Reprodução

Minutos após a refeição, Alana começou a sentir fortes dores abdominais e apresentou secreção branca saindo pelo nariz. Um vizinho prestou socorro e a levou imediatamente ao hospital. A menina chegou à unidade em parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Segundo relatos, nem a avó, nem a irmã da vítima apresentaram sintomas de intoxicação. No entanto, um gato que vivia na residência também apresentou sinais semelhantes de envenenamento e morreu.

Conheça substância ligada a mortes recentes de envenenamento

O que é o arsênio?

O arsênio é um elemento químico naturalmente presente no meio ambiente. Pode ser encontrado em rochas, solos, água, ar, plantas e até em alguns animais. No cotidiano, está presente em alimentos industrializados em quantidades mínimas, controladas por normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Anvisa estabelece limites seguros para diversos alimentos. No caso de cereais, o máximo permitido é de 0,15 miligrama por quilo; no café solúvel, 0,50 mg/kg; no arroz, 0,30 mg/kg; e no açúcar, apenas 0,10 mg/kg.

Além disso, o arsênio é amplamente utilizado em processos industriais, como na produção de vidro, pigmentos, papel, tecidos, adesivos metálicos, munições e conservantes de madeira. Já o arsênio orgânico — presente principalmente em frutos do mar — é menos tóxico ao organismo.

Cereais. Foto: freepik

Como o arsênio pode ser adquirido?

A venda de arsênio é controlada no Brasil. Somente empresas com CNPJ podem adquiri-lo, mediante justificativa formal e registro sobre o uso pretendido. Uma de suas principais aplicações é na agricultura, como fungicida e herbicida.

+ Nora é presa por suspeita de envenenar bolo que matou família no Rio Grande do Sul

Uma das formas mais conhecidas da substância, também é utilizado como medicamento no tratamento de alguns tipos de leucemia, mas sua venda depende de prescrição médica. 

Sintomas de envenenamento por arsênio

A intoxicação por arsênio pode causar sintomas graves logo nas primeiras horas após a exposição. Entre os principais sinais estão:

  • Náuseas e vômitos

  • Diarreia intensa

  • Dores abdominais

  • Tosse e dor no peito

  • Alterações no ritmo cardíaco

  • Vermelhidão e inchaço na pele

  • Formigamento nas mãos e pés

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.