Soldado do Exército de 19 anos é morto durante assalto na Bahia
Soldado do Exército teria tentando reagir ao assalto, quando foi atingido por disparos na cabeça
O soldado do Exército Gabriel Lopes Santos, de 19 anos, foi morto a tiros durante um assalto na noite de segunda-feira (20), em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia. Segundo informações iniciais, ele tentou reagir à ação dos criminosos.
O crime ocorreu por volta das 21h, no bairro Coqueiro, nas proximidades da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Gabriel foi abordado por dois homens, que roubaram seu celular. Segundo a Polícia Civil, um dos suspeitos foi preso nesta terça-feira (21).
Testemunhas relatam que, ao tentar reagir, o jovem foi atingido por tiros na cabeça e morreu ainda no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e removeu o corpo.
Segundo a polícia, o suspeito preso nesta terça, possuía antecedentes criminais e havia sido preso anteriormente pelo crime de tráfico de entorpecentes, tendo sido colocado em liberdade no dia 26 de agosto deste ano.
Ele foi apresentado na Delegacia Territorial (DT/Santo Antônio de Jesus), onde passou por exames de corpo de delito e segue custodiado à disposição da Justiça.
Bahia é segundo estado mais violento do Brasil
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
Capital mais violenta do Brasil
Salvador voltou a ser, em 2024, a capital mais violenta do Brasil. Quem aponta este quadro é o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Segundo o anuário, a capital baiana ultrapassou Macapá, capital do Macapá. A Bahia, por sua vez, é o segundo estado mais violento do país. Perde apenas para o Amapá.
O índice refere-se à taxa de mortes violentas intencionais, quando há intenção de causar a morte ou lesões graves. No caso de Salvador, a taxa é 52 – a média nacional é 20,4. Foram 1.335 mortes violentas registradas na cidade neste período.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).