Salvador terá mais de 22 mil policiais e bombeiros no Carnaval 2026
Carnaval 2026: Governo da Bahia lançou esquema de segurança para festa nesta quarta-feira
Por, Anna Caroline Santiago e Juana Castro.
O Governo da Bahia lançou, nesta quarta-feira (4), a programação oficial do Carnaval 2026 e anunciou um esquema especial de segurança para a festa, com o emprego de cerca de 37 mil policiais e bombeiros em todo o estado. Desse total, 22,5 mil profissionais atuarão exclusivamente nos circuitos da capital baiana.
O anúncio foi feito pelo governo Jerônimo, durante evento realizado no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador. Os bonecos 'Lulu Alerta' e 'Ursinho Atento' ainda terão o papel de combater a exploração infantil durante os dias de folia.

O secretário de segurança pública da Bahia, Marcelo Werner, explicou o esquema montado pela pasta para a garantia de um Carnaval 2026 sem ocorrências graves e com a tranquilidade esperada por quem for aproveitar os circuitos e as festas no estado.
"Vamos ter plataformas elevadas, mais de 500 estruturas ao longo do circuito, onde as forças se acomodam, policiais civis infiltrados, atuando para garantir a segurança no circuito. A gente ainda conta com mais de 50 drones, que reportarão ao nosso sistema integrado tudo o que estiver acontecendo no circuito. Através do 'alerta cidadão', conseguiremos também atuar na recuperação de celulares dos foliões", destacou Werner.

As operações contarão com a atuação integrada das polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
Tecnologia e monitoramento
Um dos destaques do esquema de segurança será o uso de tecnologia. Os circuitos do Carnaval serão monitorados em tempo real por drones e sistemas de videomonitoramento com inteligência artificial.
Entre os recursos previstos estão:
-
Mais de 5 mil câmeras de monitoramento, sendo 2.437 instaladas em Salvador;
-
Mais de 500 detectores de metais móveis e 7 mil rádios de comunicação;
-
53 portais fixos de abordagem, com funcionamento 24 horas;
-
Helicópteros para resgate, salvamento e transporte aeromédico;
-
Segurança nas praias, com 20 postos de salvamento.
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.
Atendimento especializado
O esquema inclui redes de atendimento voltadas a públicos específicos:
-
Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur);
-
Delegacias voltadas à proteção de crianças e adolescentes (Derca/DAI).
Fiscalização viária
A operação também prevê ações de fiscalização no trânsito, com:
-
Inspeção dos trios elétricos e fiscalização de condutores de trios, veículos de apoio e transportes recreativos adaptados;
-
Ações educativas de trânsito em ruas e camarotes;
-
Espaço de descompressão exclusivo para condutores cadastrados no Detran-BA;
-
Blitz diárias e fiscalização nas rodovias, em parceria entre o Detran-BA e a Polícia Militar.
Carnaval 2026: MPBA terá pontos fixos nos circuitos da folia
O Ministério Público do Estado da Bahia lançou, nesta quarta-feira (4), na sede da Instituição, no CAB, a campanha e o plano de atuação integrado para o Carnaval 2026.
O plantão, que ocorrerá entre os dias 12 e 18 deste mês, contará com a atuação diária de dez promotores de Justiça que estarão em articulação com órgãos estaduais e municipais, além de 146 servidores, abrangendo áreas como infância e juventude, direitos humanos, defesa do consumidor, meio ambiente, saúde e acessibilidade.
Uma das principais novidades do MPBA para o Carnaval 2026 é a ampliação dos pontos de atendimento ao público. Além da sede em Nazaré, na Avenida Joana Angélica, nº 1312, a Instituição contará com dois postos fixos nos principais circuitos da capital. No Circuito Dodô, o atendimento funcionará na Avenida Oceânica, em frente ao Teatro Faresi (antigo Isba), em regime de 24 horas. Já no Circuito Osmar, o posto estará localizado no Largo do Campo Grande, dentro da praça, também com funcionamento ininterrupto. Na sede em Nazaré, o atendimento ocorrerá das 8h às 20h.
O MP ainda destacou o reforço das equipes e a ampliação dos canais de atendimento como o Disque 127, o site atendimentompba.mp.br, o e-mail [email protected] e o atendimento presencial nos três postos fixos.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).