Roubo de celular termina com homem preso após pedir R$ 50 para devolver aparelho

Roubo de celular na Bahia ocorreu em estabelecimento comercial no interior do estado, segundo a Polícia Civil

Por Ananda Costa.

Um caso de roubo de celular na Bahia terminou com a prisão de um homem de 23 anos na noite de terça-feira (23), no município de Euclides da Cunha, após ele exigir dinheiro para devolver o aparelho à vítima.

Policia é acionada após roubo de celular na Bahia

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito subtraiu o celular de uma mulher de 41 anos no último domingo (22), dentro de um estabelecimento comercial localizado no centro da cidade. Após o crime, ele entrou em contato com a vítima e passou a exigir o pagamento de R$ 50 para devolver o aparelho, ameaçando destruí-lo caso não recebesse a quantia.

Diante da negativa, o homem arremessou o celular ao chão, causando a perda total do equipamento. Ele foi preso em flagrante por tentativa de extorsão e dano qualificado.

O suspeito foi encaminhado à 1ª Delegacia Territorial (DT/Euclides da Cunha), passou por exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e permanece custodiado, à disposição da Justiça.

Celular roubado? Novo recurso em app agiliza bloqueio e recuperação

Foto: Pexels

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou a dispensa a necessidade de informar o número do IMEI — espécie de identificação única do aparelho — e também elimina a exigência de cadastro prévio no aplicativo. A partir de agora, vítimas de furto, roubo ou perda de celular podem registrar a ocorrência diretamente no aplicativo Celular Seguro, utilizando qualquer outro dispositivo, como outro smartphone, tablet ou computador.

Para registrar a ocorrência, basta baixar o aplicativo em outro dispositivo e acessar o Celular Seguro, informando a data, o horário do ocorrido e a linha telefônica associada ao celular extraviado. O procedimento pode ser feito em até 15 dias após o incidente.

Segundo o Ministério da Justiça, o sistema permite bloquear a linha telefônica, aplicativos financeiros, o IMEI e até ativar o modo recuperação, ampliando as chances de localizar o aparelho.

Lançado em dezembro de 2023, o Celular Seguro já conta com 3,6 milhões de usuários cadastrados. O objetivo da ferramenta é permitir que o cidadão envie um único alerta para agilizar o bloqueio do aparelho e reduzir prejuízos com golpes digitais, além de auxiliar as polícias estaduais na recuperação de celulares.

Em março de  2024, O Programa Celular Seguro já recebeu 30 mil alertas de bloqueios de celulares por perda, roubo ou furto desde dezembro de 2023, quando foi criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Até 2024, Bahia ocupou terceiro lugar no ranking nacional  com maior número de celulares bloqueados por meio do Programa Celular Seguro.

São Paulo e Rio de Janeiro estão à frente da Bahia, com 3.007 e 1.410 ocorrências, respectivamente. Em todo o Brasil já são 11.416 alertas de bloqueio desde o início do programa, em dezembro de 2023.

LEIA MAIS: Polícia convoca proprietários para devolução de celulares apreendidos na Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.