Celular Seguro: Bahia é o terceiro estado com maior número de celulares bloqueados
Bahia fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro
A Bahia é o terceiro estado brasileiro com maior número de celulares bloqueados por meio do Programa Celular Seguro. São 833 ocorrências, ao todo, segundo informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que considera os registros feitos até as 10h desta segunda-feira (15/1).
São Paulo e Rio de Janeiro estão à frente da Bahia, com 3.007 e 1.410 ocorrências, respectivamente. Em todo o Brasil já são 11.416 alertas de bloqueio desde o início do programa, em dezembro de 2023.
O projeto Celular Seguro é uma plataforma do Governo Federal, disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS).
ENTENDA
O Celular Seguro funciona como uma espécie de botão de emergência que deve ser utilizado somente em casos de perda, furto ou roubo do celular. A ação garante o bloqueio ágil do aparelho e de dispositivos digitais. O ministério destaca que a ferramenta não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio.
Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora e os bancos, entre outros. “Cada empresa segue um rito diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos, descrito nos termos de uso”.
FAKE NEWS
O Ministério da Justiça alerta para fake news sobre o funcionamento da plataforma. “O governo federal não acessa nenhum dado que esteja no telefone do usuário e o funcionamento segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A ferramenta apenas faz a interligação entre a pessoa vítima de um crime e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e empresas parceiras do Projeto”, explica.
Outro alerta é referente a golpes. “O governo federal não envia e-mails ou links para que o usuário acesse a plataforma. O registro deve ser feito por iniciativa do usuário, entrando no sistema pelo site ou baixando o aplicativo”.
*Informações da Agência Brasil
https://youtu.be/UEsb5XJOneE
LEIA MAIS: Plataforma ‘Celular Seguro’ ultrapassa 1 milhão de usuários cadastrados
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!