Mais de 30 foragidos da Justiça já foram capturados no Carnaval da Bahia

Sistema de Reconhecimento Facial possibilitou a captura de 34 foragidos durante o Carnaval até a madrugada deste domingo (15)

Por Rosana Bomfim.

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) possibilitou a captura de 34 foragidos da Justiça até a madrugada deste domingo (15), durante o Carnaval 2026.

Câmera De Reconhecimento No Carnaval  | Foto:  Gabriel Arouca Ssp

As prisões ocorreram nos circuitos oficiais da folia em Salvador e também em festas de Pré-Carnaval realizadas na capital e em municípios do interior do estado.

De acordo com a SSP, os suspeitos eram procurados por diversos crimes, entre eles homicídio, tráfico de entorpecentes, roubo, violência contra a mulher, porte ilegal de arma de fogo, adulteração de sinal identificador de veículo e dívida de pensão alimentícia.

Portal De Abordagem Do Canaval Circuito Barra Ondina Foto  Gabriel Arouca Ascom Ssp

A tecnologia de reconhecimento facial é utilizada desde o Carnaval de 2019 com o objetivo de identificar pessoas com mandados de prisão em aberto que tentam acessar os circuitos da festa.

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

Ao detectar possíveis correspondências, o sistema aciona equipes policiais posicionadas estrategicamente nas áreas monitoradas, que realizam a abordagem e confirmam a identidade do indivíduo antes da prisão.

Para o Carnaval da Bahia 2026, mais de 5 mil câmeras estão distribuídas nos principais pontos da festa, ampliando o monitoramento e reforçando a segurança de baianos e turistas.

 +  Homem é preso tentando entrar no circuito do Carnaval portando pistola

 Segundo a SSP, o uso da ferramenta tem contribuído para retirar de circulação pessoas procuradas pela Justiça, sem comprometer a dinâmica do evento, considerado uma das maiores festas populares do mundo.

LEIA MAIS:  Estrutura de píer desaba e homem fica ferido na Ilha de Maré, em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.