Professor de jiu-jitsu é preso suspeito de abusar de alunos em Salvador
Professor de jiu-jitsu foi preso nesta quinta-feira na academia onde ministra aulas de artes marciais, no bairro de Ondina, em Salvador
Um professor de jiu-jitsu, de 43 anos, foi preso na tarde desta sexta-feira (26) no bairro de Ondina, em Salvador. Ele é suspeito de abusar sexualmente de crianças e adolescentes que eram seus alunos.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações tiveram início após denúncias feitas pelos responsáveis das vítimas, que afirmaram que o suspeito se aproveitava da função de professor para cometer os abusos.
O homem foi localizado em uma academia de artes marciais onde atuava como instrutor de jiu-jitsu. As denúncias incluem toques indevidos e tentativas de práticas sexuais mediante fraude, ocorridas dentro da própria academia.
O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara de Garantias de Salvador, com base nos elementos reunidos durante as investigações conduzidas pela Dercca. A ação contou com o apoio de equipes do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) e integra a Operação Brilho do Amanhã, que tem como objetivo combater crimes sexuais contra crianças e adolescentes, tanto em ambientes físicos quanto digitais.
O suspeito foi encaminhado à unidade policial, passou por exames de corpo de delito e permanece custodiado à disposição do Poder Judiciário.
Bahia entre os estados com mais denúncias de estupro
O Brasil vive um cenário alarmante de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, o país registrou 83.988 casos de estupro em 2023 — um aumento de 91,5% em relação a 2011. A cada hora, sete crianças ou adolescentes são vítimas desse crime. Do total de ocorrências, 76% envolvem vítimas consideradas vulneráveis, ou seja, menores de 18 anos.
Grande parte dos casos ocorre no ambiente doméstico. Os dados apontam que 61,7% dos estupros contra crianças e adolescentes são cometidos por familiares ou pessoas próximas, o que dificulta a identificação e a denúncia.
Crimes sexuais
Entre janeiro e junho de 2025, foram notificados 316 casos de estupro em Salvador, sendo que 68% das vítimas eram menores de idade. Entre elas, 114 eram crianças de 0 a 11 anos. Vítimas do sexo masculino representam apenas 8% do total.
+ PF faz operação no sul da Bahia contra crimes de abuso sexual infantil
Foram registrados também 24 casos de importunação sexual, com maior incidência entre jovens de 18 a 24 anos. Os crimes ocorrem tanto em residências quanto em áreas urbanas.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).