PM-BA anuncia novas mudanças e realiza solenidades nesta segunda-feira
Em um dos eventos, haverá a assunção dos cargos dos três novos comandos recém-criados pela LOB
Por Da redação.
Após o anúncio da criação de cargos e comandos, nesta segunda-feira (15), a Polícia Militar da Bahia realiza duas importantes solenidades. Uma delas é a cerimônia de aposição de luvas no uniforme dos oficiais recém-promovidos, às 8h30, na área cívica da Vila Policial Militar do Bonfim. A outra é a cerimônia de transmissão de cargos, que ocorrerá no salão nobre do Quartel do Comando Geral, às 14h30.
Foram promovidos cinco coronéis, 90 tenentes coronéis, 95 majores e 114 capitães, totalizando 304 oficiais. A solenidade de aposição de luvas é um ato que marca, oficialmente, o novo posto do oficial com a colocação das luvas nos uniformes. A cerimônia será realizada simultaneamente no interior do estado, nas respectivas sedes das unidades.
A transmissão de cargos dos Comandos, de um Departamento e um Centro acontece após a promoção de novos coronéis e criação dos novos grandes comandos. Durante a solenidade, no Quartel do Comando Geral, estarão reunidos sucessores e sucedidos para a realização do rito de passagem de comando.
O sucedido, coronel Henrique Melo, passará o comando de Policiamento Regional da Capital Baía de Todos os Santos (CPRC-BTS) para o seu sucessor, coronel Leão. O sucedido, coronel Portugal, passará a direção de ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) para o coronel Henrique Melo. O sucedido, coronel Souza Júnior passará o comando de Policiamento da Região Meio Oeste (CPR-O) ao sucessor, coronel Botelho. O sucedido, coronel Macedo, passará o comando de Policiamento da Região Nordeste (CPR-NO) para o sucessor, coronel Daniel. O sucedido, coronel Leão, passará a diretoria do Departamento de Auditoria e Finanças (DAF) para o sucessor, coronel Portugal.
Haverá ainda a assunção dos cargos dos três novos comandos criados no dia 8 de setembro pela Lei de Organização Básica (LOB). O coronel Macedo vai assumir o Comando de Policiamento da Região Litoral Norte (CPR-LN), o coronel Souza Júnior assume o Comando de Policiamento da Região Centro Norte (CPR-CN) e o coronel Wagner assume o Comando de Policiamento da Região do Médio Rio de Contas (CPR-MRC).
Os ritos de passagem de transmissão e assunção de cargos serão realizados com a leitura dos currículos dos sucessores e elogio e agradecimento aos serviços prestados aos sucedidos.
Serviço:
Evento 1: Cerimônia de aposição de luvas no uniforme dos oficiais recém-promovidos.
Quando: Segunda-feira (15), às 8h30.
Onde: Área cívica da Vila Policial Militar do Bonfim
Evento 2: Cerimônia de transmissão de cargos.
Quando: Segunda-feira (15), às 14h30.
Onde: Salão nobre do Quartel do Comando Geral.
Leia também:
+Professores da Bahia vão receber 4ª parcela do precatório e abono extra
+Isabela Suarez nega candidatura em 2026
+Nova secretaria é criada para cuidar da ponte Salvador-Itaparica
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).