PC cumpre mandados em Salvador contra criminosos que furtam e abatem gados

Os criminosos invadem propriedades rurais, roubando gados e abatendo os animais no próprio local dos crimes

Por Dinaldo dos Santos.

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta sexta-feira (24), a Operação Agro II com o intuito de desarticular uma organização criminosa especializada na prática de furto e abate de gados (abigeato) na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Furto E Abate De Gado

A ação, realizada pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), é fruto de uma investigação conduzida pela 37ª Delegacia Territorial (DT/São Sebastião do Passé). 

Segundo a PC, o grupo criminoso atua de forma estruturada e recorrente, invadindo propriedades rurais, roubando gados, abatendo os animais no próprio local dos crimes e, posteriormente, distribuindo clandestinamente a carne em açougues situados na capital baiana, sem qualquer tipo de controle sanitário.

Esse tipo de ação, ressalta a PC, coloca em risco a saúde pública e viola normas de segurança alimentar. A operação busca cumprir mandados judiciais contra integrantes do grupo e em estabelecimentos comerciais. As ordens judiciais, expedidas pela 2ª Vara de Garantias de Salvador, miram alvos na capital baiana. 

A Operação AGRO II representa mais uma ação da Polícia Civil da Bahia no enfrentamento às organizações criminosas e na preservação da segurança alimentar da população baiana.

A ação conta com o empenho de aproximadamente 100 policiais civis vinculados ao Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), além da participação de equipes da Vigilância Sanitária do Município de Salvador e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), que realizam fiscalizações nos estabelecimentos suspeitos de comercialização irregular de produtos de origem animal.

Como medida complementar, foi deferido judicialmente o bloqueio de contas bancárias dos investigados, com valores limitados a até R$ 30 mil individualmente, visando a descapitalização da organização criminosa e o ressarcimento dos danos causados às vítimas e à coletividade.

Furto de gado é recorrente na Bahia

A prática de furto de gados na Bahia é um crime recorrente. Em 2020, três homens, apontados pela polícia como responsáveis por roubos a gados, na região de Vitória da Conquista, acabaram morrendo. Eles foram atingidos durante uma troca de tiros com policiais civis.

Um ano antes, um homem, identificado como Admilson dos Santos Barros, suspeito de roubos e furtos de gados nas cidades de Tucano, Ribeira do Pombal, Cipó, Nova Soure e Olindina, foi preso por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste. Animais, arma de fogo e equipamentos foram apreendidos.

Em 2017, três pessoas suspeitas de receptação de veículo roubado e furto de gado em propriedades rurais de Aratuípe foram presas. Eles foram identificados como: João Paulo de Jesus Santos, de 32 anos; Raimundo Bonfim Souza Costa Filho, 31, e Marcio Lima da Silva, 18.

LEIA MAIS: Morre oitava vítima de intoxicação por metanol em hospital de São Paulo

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.