Mudança na PM-BA: o que você precisa saber sobre novos comandos
Com novos comandos e promoções de oficiais, PMBA renova corporação
Por Da redação.
A Polícia Militar da Bahia oficializou sucessores e sucedidos em momento de passagem de comando e renovação da corporação. O cenário ocorre após o governador Jerônimo Rodrigues promover 304 oficiais e criar novos comandos e unidades da corporação.
O coronel Henrique Melo sai do Comando de Policiamento Regional da Capital Baía de Todos os Santos (CPRC-BTS) e assume a diretoria de ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP); o coronel Leão sai do Departamento de Auditoria e Finanças (DAF) e assume o Comando de Policiamento Regional da Capital Baía de Todos os Santos (CPRC-BTS); o coronel Portugal sai da diretoria de ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e assume o Departamento de Auditoria e Finanças (DAF).
Já o coronel Macedo passa o comando de Policiamento da Região Nordeste (CPR-NO) para o coronel Daniel. O coronel Souza Júnior transfere o comando de Policiamento da Região Meio Oeste (CPR-O) para o coronel Botelho, que considera um novo desafio assumir essa função.
Novos comandos
Ainda no âmbito da organização da PM-BA em 2025, ocorreu a assunção dos cargos dos três novos comandos criados pela Lei de Organização Básica (LOB). O coronel Macedo vai assumir o Comando de Policiamento da Região Litoral Norte (CPR-LN), com sede em Alagoinhas, o coronel Wagner assume o Comando de Policiamento da Região do Médio Rio de Contas (CPR-MRC), com sede em Jequié, e o coronel Souza Júnior assume o Comando de Policiamento da Região Centro Norte (CPR-CN), com sede em Irecê.
No total, 304 oficiais subiram de patente, entre eles cinco coronéis, 90 tenentes-coronéis, 95 majores e 114 capitães.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).