Mortes por armas de fogo caem 33% na Bahia em novembro

Estado também registrou aumento de 17% na apreensão de armas de fogo no período

Por Da redação.

A Bahia registrou aumento na apreensão de armas de fogo e redução no número de mortes em todo o estado no mês de novembro, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) na manhã deste sábado (22).

Mortes Por Armas De Fogo Caem 33 Na Bahia Em Novembro. | Foto: Alberto Maraux

A aplicação da doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência (POI) e a ampliação das operações integradas das forças estaduais e federais de segurança pública resultaram em um aumento de 17% nas apreensões de armas de fogo e na redução de 33% das mortes violentas na Bahia.

Os dados foram registrados pela Polícia Civil na primeira quinzena de novembro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Mortes por armas de fogo caem 33% na Bahia em novembro. | Foto: Alberto Maraux

Em números absolutos, foram contabilizadas 153 ocorrências de crimes graves contra a vida (homicídio, latrocínio e lesão corporal dolosa seguida de morte) em 2025, contra 230 no ano passado.

No acumulado do ano, entre janeiro e o início de novembro, pouco mais de 6.251 fuzis, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres foram retirados das ruas em ações contra facções criminosas. No mesmo período de 2024, as forças policiais apreenderam 5.319 armas de fogo.

Em setembro, ações integradas orientadas pela inteligência e durante o patrulhamento ostensivo de rotina, as Forças Estaduais e Federais da Segurança Pública retiraram das ruas cerca de 5 mil armas de fogo. Os dados de produtividade foram registrados entre os meses de janeiro e agosto de 2025 na Bahia.

LEIA MAIS: Traficante do CV é morto em operação após se gabar de matar policial

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.