Moradora tem casa tomada por facção em Salvador: 'Iam me matar'

Moradora foi expulsa de casa na madrugada desta quinta-feira por criminosos da facção Bonde do Maluco (BDM)

Por Anna Caroline Santiago.

Uma moradora que preferiu não se identificar, denunciou ter sido expulsa de casa por criminosos na madrugada desta quinta-feira (11), no bairro de Santa Inácio, em Salvador. Segundo a Polícia Militar, moradores da região estariam sendo ameaçados por integrantes da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM), que tenta dominar a área, atualmente sob influência do Comando Vermelho (CV).

Moradora tem casa tomada por facção em Salvador: 'Disseram que iam me matar'Foto: TV Aratu

Ainda de acordo com a PM, equipes realizam operações no bairro ao longo desta quinta-feira (11). Conforme relato da vítima, os traficantes alegaram que os imóveis pertenciam ao Comando Vermelho, justificativa que foi negada pela proprietária da residência durante entrevista ao vivo ao programa Alô Juca.

+Homem abusa sexualmente de vendedora após anunciar assalto; assista

“Essa mentira foi para ganhar tempo. Eles queriam a casa para monitorar a favela, porque tem uma boa visão da comunidade”, afirmou.

+Dois homens são encontrados mortos dentro de um carro em Salvador

A mulher disse não ter qualquer envolvimento com atividades criminosas e relatou momentos de terror durante a invasão. “Quebraram vários cadeados, invadiram minha casa dizendo que iam me matar. Eu sou moradora, trabalhadora”, contou.

Ela afirmou ainda que vive com medo de tomar qualquer atitude ao lado da família e descreveu o bairro como “fantasma”. Segundo o depoimento, moradores estão deixando a região gradualmente por causa das invasões e dos conflitos armados.

+Suspeito de abusar sexualmente de aluna de 7 anos, professor é preso na Bahia

A Polícia Militar informou que recebeu denúncias sobre homens armados que estariam dominando a área. A reportagem entrou em contato com a corporação para obter mais detalhes sobre a operação em andamento, mas, até a última atualização, não houve retorno.

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

Facções criminosas em Salvador: ascensão do crime organizado na capital

Na Bahia, ao menos 14 facções criminosas disputam o controle do tráfico de drogas, da juventude e, principalmente, do território. A disputa pelo controle das comunidades e das rotas mais estratégicas de Salvador sempre foi de interesse das quadrilhas locais, mas, desde 2018, a capital entrou em um novo estágio de conflito: uma disputa de aliança com facções nacionais como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), organizações com ramificações em todo o país e até em países fronteiriços, como Paraguai, Bolívia, Colômbia e Venezuela.

Parte da aliança na capital

Entre as facções que mais disputam território em Salvador, as mais proeminentes são o Comando Vermelho (CV) e a quadrilha baiana Bonde do Maluco (BDM), que atualmente se destacam pela crescente influência no poder paralelo da Bahia. 

Além delas, a capital abriga outras organizações, como Katiara, Comando da Paz (CP), Ordem e Progresso (OP) e Terceiro Comando Puro (TCP), sem contar facções com atividade reduzida, como a Tropa do A, fruto da transformação da Ordem e Progresso (OP), que marca a chegada do PCC na Bahia.

Apesar de uma infinidade de associações criminosas, elas têm algo em comum. O processo de ramificação entre elas. Hoje, o Comando da Paz, por exemplo, se incorporou ao CV, enquanto o BDM se aliou a carioca, TCP. Já a Katiara, que atuava em Valéria, apesar de atividade solo, também se alinha ao Comando Vermelho. 

Mapa da Violência em Salvador

Salvador lidera nos índices de violência armada

No Mapa da Violência em Salvador, Lobato é considerado o bairro mais violento.Foto: Google Street View

Entre os municípios da Região Metropolitana, Salvador foi o mais impactado: concentrou 73% dos tiroteios, 69% dos mortos e 79% dos feridos registrados em 2025. Os bairros com maior incidência são:

  • Lobato: 23 tiroteios, 18 mortos e 5 feridos

  • Beiru/Tancredo Neves: 22 tiroteios, 5 mortos e 5 feridos

  • Mussurunga: 19 tiroteios, 14 mortos e 4 feridos

  • Fazenda Coutos: 18 tiroteios, 18 mortos e 3 feridos

  • Narandiba: 14 tiroteios, 13 mortos e 2 feridos

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.