‘Lista Vermelha’: veja quem são os foragidos mais procurados da Bahia
Cinco suspeitos estão entre os foragidos mais procurados da Bahia, segundo lista publicada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública
Por Da redação.
Quem são os foragidos mais procurados da Bahia? Nesta segunda-feira (8), o Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou uma lista com os fugitivos mais procurados do Brasil, com o objetivo de intensificar o combate ao crime organizado no país.
A lista, disponível no site do Ministério da Justiça, reúne 216 foragidos de diferentes estados. Cada unidade federativa pode indicar até oito nomes, investigados por envolvimento em crimes graves ou hediondos, participação em organizações criminosas ou que possuem mandados de prisão em aberto.
Além da lista vermelha, eles também fazem parte do "Baralho do Crime" criado pela Secretaria de Segurança da Bahia (SSP-BA).
Confira os foragidos mais procurados da Bahia:
Anderson Souza de Jesus — conhecido como Buel
Anderson Souza de Jesus, mais conhecido como “Buel”, “Cris” ou “Esquedinha”, é um dos líderes da facção Comando Vermelho (CV).
Ele lidera o grupo criminoso que atua nos bairros de Tancredo Neves e Arenoso, em Salvador, além da Ilha de Vera Cruz, na região do Recôncavo Baiano. Também ocupa o posto de Rei de Copas no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública.
Na estreia do programa Alô Juca, da TV Aratu, o jornalista e apresentador Marcelo Castro foi ao Rio de Janeiro para mostrar as buscas por um dos maiores chefes do tráfico de Salvador, que está foragido em terras cariocas.

Sidmar Soares dos Santos — conhecido como Bolota
Sidmar Soares dos Santos, mais conhecido como “Bolota”, é procurado pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, formação de quadrilha e homicídio.
Em 2019, ele assumiu a posição de Ás de Copas por sua atuação em uma facção criminosa de Jequié. Em 2023, também figurou entre os procurados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, no Complexo de Favelas da Penha, na zona norte da capital fluminense.

André Márcio de Jesus — conhecido como Buiú
André Márcio de Jesus, conhecido como “Buiú”, comandava, em 2022, a facção Movimento Povo Atitude, um braço do Primeiro Comando da Capital (PCC) na Bahia. Sua área de atuação era Porto Seguro, no sul do estado.
Além do tráfico de drogas, ele é apontado como responsável por ataques a bancos na mesma região. André chegou a integrar o Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública.
Ele foi preso em 2014, quando tentava embarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Possuía mandados de prisão em aberto por tráfico e tentativa de homicídio.

Fábio Souza dos Santos — conhecido como Geléia
Fábio Souza dos Santos, mais conhecido como Geléia, é considerado um dos criminosos mais perigosos da Bahia e está foragido desde 2023.
O investigado é apontado como responsável por um núcleo que movimentou mais de R$ 4 bilhões em cinco anos por meio do tráfico de drogas. O avanço de análises financeiras, telemáticas e patrimoniais embasou a ampliação das investigações da Operação Anátema, que resultando na prisão de um vereador do interior do estado e de outras cinco pessoas.

Manoaldo Falcão Costa Júnior — conhecido como Gordo Paloso
Junto com Bolota, Manoaldo Falcão Costa Júnior, conhecido como Gordo Paloso, também ficou entre os procurados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, dentro do Complexo de Favelas da Penha, na zona norte da cidade.
“Gordo Paloso” é acusado por homicídio e tráfico de drogas.

Como denunciar
Informações sobre a localização dos foragidos podem ser repassadas de forma anônima aos canais oficiais de denúncia. A identidade do denunciante é preservada.
Ao entrar em contato, é importante informar que o suspeito consta na lista de procurados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Qualquer dado pode contribuir para a captura dos criminosos.
LEIA MAIS: Lula apresenta nesta terça nova CNH sem exigência de autoescola
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).