Líder do tráfico em Salvador, ‘Europeu’ é preso durante operação em SP

'Europeu' é apontado como aliado do PCC e foi localizado em Campinas após ação integrada das forças de segurança

Por Da redação.

Uma ação integrada da Polícia Civil da Bahia, do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SI/SSP-BA) resultou na desarticulação de um depósito de drogas e armas na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e na prisão de uma liderança de facção criminosa em Campinas, no interior de São Paulo. O suspeito foi identificado como “Europeu”, apontado como líder do tráfico de drogas em alguns bairros do Subúrbio de Salvador e aliado ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

Líder do tráfico em Salvador, ‘Europeu' é preso em SP. Foto: Ascom PC

As investigações identificaram um imóvel localizado em Arembepe, na RMS, que estaria sendo utilizado como depósito para armazenamento de entorpecentes e armamentos destinados à distribuição em bairros de Salvador. O local foi vinculado ao investigado, apontado como liderança criminosa com atuação na capital baiana.

Em entrevista ao programa Alô Juca, o delegado Victor Spínola, titular da 3ª Delegacia de Homicídios de Salvador, afirmou que o suspeito já havia sido preso no dia 12 deste mês, durante uma ação integrada das forças de segurança, quando foi encontrado com uma grande quantia em dinheiro sem comprovação de origem lícita e em um veículo de luxo blindado.

Apesar da existência de um mandado de prisão em aberto, a custódia foi revogada após audiência judicial, e ele deixou o estado da Bahia.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão no imóvel, realizado na segunda-feira (22), as equipes localizaram compartimentos ocultos em móveis. No local, foram apreendidos cerca de 50 quilos de cocaína, além de balança, embalagens a vácuo, peças de prensa hidráulica, insumos químicos e três fuzis calibre 5.56. Também foram recolhidos documentos e registros que, segundo os investigadores, reforçam a ligação do material apreendido ao suspeito.

O investigado permanece à disposição da Justiça, e as investigações seguem para identificar outros envolvidos no esquema criminoso.

Liderança do PCC

Foto: Divulgação

Em agosto, Diego Richard Gonçalves Ferreira, de 32 anos, conhecido como “Italiano” e apontado como uma das lideranças da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), foi preso em Alcobaça, no extremo sul da Bahia.

Natural de Anápolis (GO), “Italiano” tinha mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pela 5ª Vara Criminal de Anápolis, pelo crime de receptação.

O suspeito possui um histórico extenso de crimes, incluindo tráfico de drogas, homicídio, roubo, porte ilegal de armas e participação em organização criminosa. Ele foi encaminhado à Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde permanece detido.

LEIA MAIS: Bispo fala sobre casal morto a tiros em igreja de Salvador: ‘Momento de tensão’

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.