Líder de facção na Bahia investigado por 18 homicídios é preso
Líder de facção da Bahia foi preso nesta terça-feira, em Itaúna, Minas Gerais
O líder de uma facção em Valença, no sul da Bahia, investigado por ser o mandante de cerca de 18 homicídios, foi preso nesta terça-feira (23) em Itaúna, Minas Gerais. O suspeito, que possui diversos mandados de prisão, responde também por homicídio qualificado e tráfico de drogas.
Ele também possui uma condenação ainda não transitada em julgado, com pena remanescente de 17 anos e 9 meses pelo assassinato de Ademir Santos Souza, ocorrido em 10 de setembro de 2018, em Valença. Na ocasião, o grupo criminoso atuou de forma coordenada e executou a vítima a tiros em um terreno desabitado.
+ Mapa da Violência em Salvador: áreas mais perigosas e como se proteger
Durante a prisão, realizada em sua residência, os policiais apreenderam uma arma de fogo. O suspeito está à disposição da Justiça e deve ser encaminhado para o sistema prisional baiano.
Operação
A operação foi conduzida em conjunto pela Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Valença e da 5ª COORPIN, e pela Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Territorial de Itaúna. O Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC) também deu apoio à ação.
Lideranças presas em outros estados
"Dez de Paus"
Uma operação integrada das Secretarias da Segurança Pública e Administração Penitenciária, do Ministério Público e das Polícias Militar e Civil da Bahia capturou em maio deste ano,o dez de Paus do Baralho do Crime.
Segundo a SSP-BA, Henrique Lage Ferreira, 39 anos, o 'Pé de Pano', lidera uma facção com atuação no Extremo Sul da Bahia. O grupo criminoso tem envolvimento com tráficos de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, extorsão, roubo e corrupção de menores.
“Kila”
O líder da facção criminosa “MK”, Marivan Elias da Silva, 39 anos, conhecido como “Kila”, responsável pelo tráfico de drogas em diversos bairros de Camaçari, foi preso por equipes da Polícia Civil da Bahia em, Fortaleza, durante ação conjunta com a Polícia Civil do Ceará.
"Mahalo"
Matheus Pinheiro dos Santos, conhecido como "Mahalo" e também identificado como o “Dez de Paus” do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), foi preso na cidade de Piraquara, no estado do Paraná. Ele é apontado como chefe de facção, e uma das principais lideranças do Bonde do Maluco (BDM), que atua em Salvador.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).