Líder de facção da Bahia é preso em Pernambuco
Líder de facção era investigado pela atuação no tráfico de drogas e homicídios em Juazeiro, no norte do estado
O líder de uma facção criminosa com atuação na Bahia foi preso nesta terça-feira (27), no município de Petrolina, em Pernambuco. Ele é investigado por articular o tráfico de drogas e a prática de crimes letais no bairro Aliança, em Juazeiro, no norte do estado.
+Operação mira organização criminosa interestadual com alvos na Bahia

A prisão ocorreu durante a Operação Zeus, que também resultou no bloqueio judicial de cerca de R$ 10 milhões em contas bancárias usadas pela organização criminosa, que mantém atuação tanto em Juazeiro quanto em Petrolina.
+O que se sabe sobre morte de caminhoneiro após explosão de pneu na Bahia
No decorrer da operação, equipes policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão no loteamento Beija-Flor, em Petrolina, e em uma chácara localizada em Carnaíba do Sertão, na zona rural de Juazeiro. Nos locais, foram apreendidas 129 porções de cocaína, uma pistola calibre 9 mm, munições e materiais utilizados para o preparo e acondicionamento de entorpecentes.
+Adolescente de 13 anos morre ao pular de carro em movimento na Bahia
O suspeito foi localizado em Petrolina e encaminhado a uma unidade policial, onde teve cumprido o mandado de prisão preventiva. Ele permanece custodiado à disposição da Justiça e aguarda recambiamento para o estado da Bahia.
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

Facções criminosas e o poder de Estado
O professor Luciano Pontes, especialista em Direito Penal e Segurança Pública, destaca que essa expansão das facções nacionais ocorre num cenário marcado pela ausência do Estado em áreas periféricas:
“Salvador apresenta bairros periféricos grandes, em relevos acidentados, com população carente em extrema pobreza. O crime organizado adentra e acaba fazendo o papel do Estado, ordenando o território e impondo suas próprias leis, contrariando o Estado democrático de direito.”
+Idosa é esfaqueada e feita refém pelo marido em Arembepe
Pontes ainda menciona como os criminosos já se organizam como Estado, a exemplo do “Tribunal do Crime”, onde os próprios aliados fazem juízo de valor das ações dos integrantes.
Antes da chegada do Comando Vermelho, a facção Comando da Paz, criada em 2007 no Presídio Salvador, tornou-se, em meados de 2020, uma célula do CV, segunda maior organização criminosa do país, que surgiu na década de 1970 no Rio de Janeiro.
Por outro lado, o BDM, conhecido pelas ruas da capital em 2010, como Caveira - foi uma das facções mais antigas da Bahia, entrando em declínio após a morte de seu líder em 2019. Atualmente, possui aliança com o TCP, terceira maior facção do Rio de Janeiro.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).