Jovem de 16 anos sofre tentativa de feminicídio ao sair da escola na Bahia
Ex-namorado da jovem, apontado como principal suspeito da tentativa de feminicídio, foi encontrado morto horas depois do crime
Uma jovem de 16 anos foi vítima de uma tentativa de feminicídio ao sair da escola, na última segunda-feira (3), no centro de Santa Bárbara, município localizado a cerca de 35 km de Feira de Santana. O principal suspeito do crime é o ex-namorado da jovem, de 25 anos, que foi encontrado morto horas depois.
De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima foi surpreendida pelo homem durante o trajeto para casa e atingida com um golpe de faca na região da cabeça.

A adolescente foi socorrida e levada inicialmente para o Hospital Municipal Alves Mascarenhas, em Santa Bárbara, sendo posteriormente transferida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. O estado de saúde dela não foi divulgado.
Após o ataque, o suspeito fugiu. O corpo dele foi localizado horas depois, na zona rural de Santa Bárbara. A principal hipótese da polícia é de que ele tenha tirado a própria vida.
Feminicídio pode ser o primeiro ato de violência
É de conhecimento público que a violência contra a mulher é um dos grandes problemas do Brasil. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública em 2024, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que 1.467 mulheres foram mortas no país em razão do gênero, o maior número registrado desde a publicação da lei que tipifica o crime, em 2015.

Na Bahia, até o dia 21 de outubro, 80 feminicídios foram contabilizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), apenas cinco a menos que o mesmo período em 2023.
Um dos casos recentes - e de grande repercussão - aconteceu em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul do estado, quando as irmãs Elaine e Hiane Miranda de Araújo, de 41 e 35 anos, respectivamente, foram mortas a tiros pelo ex-marido da primeira, dentro de uma loja na cidade. O alvo do ataque, inclusive, possuía medida protetiva contra o suspeito, que não teve o nome divulgado.
Casos de feminicídio
A morte precoce das amigas Tamara Trindade da Silva, de 28 anos, e Mayane Ferreira, de 20, comoveu o município de Simões Filho em setembro deste ano. Desaparecidas desde 25 de setembro, foram encontradas mortas nesta quinta-feira (2) em uma área de mata de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo a Polícia Civil, o crime teria sido motivado por uma dívida de R$ 15 mil.
O principal suspeito, de 20 anos, confessou a autoria durante interrogatório. Ele afirmou que agiu por vingança contra Tamara, acusando-a de furtar a quantia, e detalhou que as vítimas foram atraídas para uma residência, onde receberam múltiplos golpes de faca e machado.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).