Homem é morto a facadas próximo ao Terminal Fluvial de Valença

Um homem foi morto a facadas na manhã desta segunda-feira (4) nas proximidades do Terminal Fluvial de Valença, na Bahia

Por Bruna Castelo Branco.

Um homem identificado como Adailton Santos Pires, de 45 anos, foi morto a facadas na manhã desta segunda-feira (4), nas proximidades do Terminal Fluvial de Valença, no bairro da Graça, no baixo sul da Bahia.

Segundo a Polícia Militar da Bahia, equipes do 31º BPM foram acionadas para verificar a ocorrência e, ao chegarem ao local, encontraram a vítima já sem sinais vitais. O Departamento de Polícia Técnica foi chamado para realizar a perícia e a remoção do corpo.

Um homem foi morto a facadas na manhã desta segunda-feira (4) nas proximidades do Terminal Fluvial de Valença, na Bahia. | Foto: Redes Sociais

De acordo com a Polícia Civil da Bahia, a 1ª Delegacia Territorial de Valença já possui indícios de autoria do crime. Guias periciais foram expedidas e diligências estão em andamento para esclarecer as circunstâncias do homicídio e localizar o suspeito.

A Polícia Militar informou ainda que o policiamento segue intensificado na região, com ações preventivas e ostensivas voltadas à preservação da ordem pública e à segurança da população.

De acordo com a Polícia Civil da Bahia, a 1ª Delegacia Territorial de Valença já possui indícios de autoria do crime. | Foto: SSP-BA

Violência na Bahia

A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública, divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).

O estudo aponta que, em 2024, foram registrados 6.036 homicídios na Bahia, em números absolutos, o que representa uma taxa de 40,6 casos a cada 100 mil habitantes. Mas, apesar da posição no ranking, a Bahia apresentou uma redução de 8,4% em relação ao anuário anterior, de 2023, quando a taxa de mortalidade era de 44,4 por 100 mil habitantes.

Ainda segundo o estudo, Salvador é a segunda capital brasileira com mais mortes violentas intencionais (MVI) a cada 100 mil habitantes. A capital baiana fica atrás apenas do Macapá, no Amapá.

De acordo com o documento, a taxa de mortes violentas intencionais em Salvador, no ano passado, foi de 61, enquanto em Macapá a taxa foi de 71. As MVI contemplam mortes de policiais civis e militares em situações de confronto, além de mortes decorrentes de intervenção policial (em serviço e fora de serviço).

Comparando com 2022, no entanto, Salvador apresentou redução no total de MVI - de 65,2 para 61,0, o que representa uma diminuição de 6,5%. A diferença é acima da média nacional (3,4%).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.