Dupla é condenada por tentar matar mulher com ácido em Salvador
Dupla condenada planejou o ataque após um dos envolvidos ficar inconformado com o fim do relacionamento
Dois homens foram condenados a 21 anos de prisão por tentar matar Viviane da Hora Sales com ácido, em 11 de agosto de 2023, em Salvador. A dupla condenada planejou o ataque após um dos envolvidos ficar inconformado com o fim do relacionamento.
O crime foi classificado como tentativa de feminicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima e por ter sido cometido em contexto de violência doméstica e familiar. A sentença foi obtida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do promotor de Justiça Fernando Lucas Carvalho Villar de Souza.
Segundo a denúncia, Cláudio Alves, inconformado com o fim do relacionamento e “movido por ciúme e sentimento de posse”, encomendou a morte da ex-companheira a Wesley Emanuel. O ataque seria uma forma de pagamento de uma dívida que Wesley possuía com ele.
Viviane foi surpreendida por Wesley quando retornava do trabalho. O agressor lançou ácido sobre sua cabeça e corpo, provocando queimaduras graves, perda parcial da visão e sequelas permanentes.
Na decisão, o juiz destacou a “alta reprovabilidade das condutas” e a “personalidade perversa e prepotente” dos réus, determinando ainda a manutenção da prisão preventiva dos condenados.
'Feminicídio pode ser o primeiro ato de violência'
É de conhecimento público que a violência contra a mulher é um dos grandes problemas do Brasil. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública em 2024, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que 1.467 mulheres foram mortas no país em razão do gênero, o maior número registrado desde a publicação da lei que tipifica o crime, em 2015.
Na Bahia, até o dia 21 de outubro, 80 feminicídios foram contabilizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), apenas cinco a menos que o mesmo período em 2023.
Um dos casos recentes - e de grande repercussão - aconteceu em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul do estado, quando as irmãs Elaine e Hiane Miranda de Araújo, de 41 e 35 anos, respectivamente, foram mortas a tiros pelo ex-marido da primeira, dentro de uma loja na cidade. O alvo do ataque, inclusive, possuía medida protetiva contra o suspeito, que não teve o nome divulgado.
Crimes Violentos Letais Intencionais
Entre janeiro e junho de 2025, a Polícia Civil registrou 378 homicídios dolosos - quando há intenção de matar -, sendo que 95% das vítimas eram homens e 5% mulheres. Foram contabilizados ainda 10 casos de latrocínio (roubo seguido de morte).
+ Mortos em chacinas policiais crescem 235% no primeiro semestre de 2025
No índice de 2024 do Anuário de Segurança Pública, que mede homicídios e lesões graves com intenção de matar, Salvador apresentou taxa de 52, enquanto a média nacional é 20,4. No total, foram registradas 1.335 mortes violentas na cidade nesse período, representando quase 30% do índice nacional em apenas seis meses.
Segundo o anuário, a capital baiana ultrapassou Macapá, capital do Macapá. A Bahia, por sua vez, é o segundo estado mais violento do país. Perde apenas para o Amapá.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).