Barreiras tem maior tremor de terra registrado na Bahia em 2025
O maior tremor de terra registrado na Bahia em 2025 aconteceu em Barreiras e teve intensidade de 3.9 m.R
Por Lucas Pereira.
A cidade de Barreiras teve o maior tremor de terra registrado na Bahia em 2025, de acordo com boletim divulgado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). O sismo da manhã desta terça-feira (14) alcançou magnitude de 3.9 m.R.
O tremor de terra foi tão intenso que pôde ser sentido em outras cidades da região Oeste, como Luis Eduardo Magalhães. O último sismo com mais de 3 m.R registrado na Bahia aconteceu em Jaguarari, em julho de 2024. (3.6 m.R).
Outro dado apurado pelo Aratu On foi que esse é o terceiro maior sismo dos últimos cinco anos na Bahia, tendo o primeiro ocorrido em Amargosa, em agosto de 2020, quando foram medidos 4.2 m.R. Em 2025, o tremor mais forte aconteceu em abril, na cidade paraense de Parauapebas, quando se mediu um sismo de 4.6 mR.
Tremores de terra na Bahia no primeiro semestre
A Bahia é o estado com mais tremores de terra no Nordeste do Brasil neste primeiro semestre, tendo registrado 65 tremores entre janeiro e junho. As cidades de Jacobina e Jaguarari foram responsáveis por sediar 53,8% das ocorrências no período.
O quê são tremores de terra
Basicamente, de acordo com Serviço Geológico do Brasil, os tremores de terra e terremotos são causados pela movimentação de placas tectônicas, localizadas na crosta terrestre. Mesmo vagarosa, essa movimentação causa tremores na superfície. O Brasil está localizado na Placa Sul-Americana e o ponto de choque com outra placa ocorre na região dos Andes.
Entretanto, há também sismos causados dentro de uma placa, que são os que atingem no território baiano. Outro dado importante é a nomenclatura, quando um terremoto é de baixa intensidade, ele é chamado de abalo sísmico ou tremor de terra.
Por que há tremores de terra na Bahia
Regiões da Bahia como o Recôncavo e o Norte são mais propensas a registrar tremores de terra por se localizarem nas chamadas zonas sismogênicas. Então, há maior incidência de pequenos sismos, normalmente estimados em intensidade baixa entre 0 e 3 mR (escala Richter).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).