Bahia tem 65 tremores de terra nesse 1º semestre; veja onde mais ocorre
Além da Bahia liderar o ranking do Nordeste em número de tremores de terra no 1º semestre de 2025, duas cidades possuem mais 53% das ocorrências
Por Lucas Pereira.
Com seus mais de 564.760,429 km² de área, a Bahia é o estado do Nordeste com mais tremores de terra neste 1º semestre de 2025, tento 65 ocorrências. Duas cidades do estado, distantes há cerca de 135 km, lideram a lista de ocorrências.
Tremores de terra na Bahia em 2025
Dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) mostram que dos 65 sismos ocorridos no território baiano (incluindo tremores marítimos na Costa), o mês de maio foi o que teve mais tremores — 22 ocorrências. Se comparado ao 1º semestre de 2024, houve uma redução nos tremores, foram 76 no período anterior.
No quesito Nordeste, a Bahia lidera a lista, sendo seguido por Rio Grande do Norte (31), Pernambuco (21), Ceará (10), Alagoas (5), Sergipe (2) e Piauí (1). Ainda assim, duas cidades baianas se mantém na liderança de ocorrências de tremores de terra. Jacobina e Jaguarari. Somadas, as duas cidades são responsáveis por sediar 53,8% das ocorrências de sismos na Bahia.
Para além delas, outras cidades como Curaçá, Amargosa e Itagibá também tem recorrência de temores. Confira a lista de cidades que registraram tremores de terra na Bahia nesses primeiros seis meses do ano.
O quê são tremores de terra
Basicamente, de acordo com Serviço Geológico do Brasil, os tremores de terra e terremotos são causados pela movimentação de placas tectônicas, localizadas na crosta terrestre. Mesmo vagarosa, essa movimentação causa tremores na superfície. O Brasil está localizado na Placa Sul-Americana e o ponto de choque com outra placa ocorre na região dos Andes.
Entretanto, há também sismos causados dentro de uma placa, que são os que atingem no território baiano. Outro dado importante é a nomenclatura, quando um terremoto é de baixa intensidade, ele é chamado de abalo sísmico ou tremor de terra.
Por que há tremores de terra na Bahia
Regiões da Bahia como o Recôncavo e o Norte são mais propensas a registrar tremores de terra por se localizarem nas chamadas zonas sismogênicas. Então, há maior incidência de pequenos sismos, normalmente estimados em intensidade baixa entre 0 e 3 mR (escala Richter).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).