Dono de postos de combustível é investigado por agiotagem e fraude na Bahia

Dono de postos de combustível, empresário utilizava empresas de fachada para participar de concursos fraudulentos em prefeituras do interior da Bahia

Por Anna Caroline Santiago.

Dono de postos de combustível, um empresário de 55 anos, se tornou alvo de uma investigação por agiotagem e fraude em licitações na Bahia. A polícia cumpriu, nesta quinta-feira (30), um mandado de busca e apreensão contra ele em Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado.

Segundo as investigações da Polícia Civil, o empresário atuava como agiota e utilizava empresas de fachada para participar de certames fraudulentos em prefeituras do interior da Bahia.

Dono de postos de combustível é investigado por agiotagem e fraude na Bahia.Polícia Civil. Foto: PCBA

A investigação, que tem o proprietário como alvo principal, resultou no cumprimento de cinco mandados durante a operação, em endereços localizados nos bairros Ipanema, Boa Vista e Urbis VI, em Vitória da Conquista.

Uma das vítimas, um homem de 72 anos, relatou ter sido ameaçada com uma arma de fogo após se recusar a pagar juros abusivos de um empréstimo. O investigado também possui três CPFs distintos registrados em seu nome.

As investigações indicam ainda que o homem, proprietário de postos de combustíveis e de uma empresa prestadora de serviços públicos, é suspeito de participar de um esquema de direcionamento e superfaturamento de licitações, com o envolvimento de gestores municipais que manipulavam processos em benefício do grupo.

Foram apreendidos celulares, computadores, tablets e pen drives, que serão encaminhados para análise pericial. A ação contou com o apoio de policiais civis, e novas diligências estão previstas. O material apreendido subsidiará as próximas etapas da investigação

Foto: PCBA

Outras operações em andamento

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação em imóveis de alto padrão em Salvador. As ações ocorreram nos condomínios Horto Villaggio Panamby, no Horto Florestal; Phileto Sobrinho, no Corredor da Vitória; e Jardim Apipema, na região da Ladeira de Nassim.

Segundo informações iniciais, os agentes cumprem mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, com base em investigação conduzida em São Paulo.

Até o momento, a PF não divulgou o nome da operação nem a identidade dos alvos das medidas judiciais.

Mandados da PF em endereços de Salvador

Mandados cumpridos pela Polícia Federal em imóveis de alto padrão em Salvador têm ocorrido com frequência nos últimos meses. Em maio, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), a PF realizou uma operação para desarticular um grupo criminoso responsável pelo tráfico internacional de drogas. Na ocasião, mandados também foram cumpridos no Horto Florestal.

Em julho, a PF deflagrou a Operação Overclean em Salvador, com foco na desarticulação de um esquema criminoso envolvendo fraudes em licitações, desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

Na quinta fase da Operação Overclean, ao menos três dos 18 alvos de mandados de busca e apreensão cumpridos têm relação com o entorno do deputado federal baiano Elmar Nascimento (União).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.