Dominus: o que se sabe sobre megaoperação contra o crime na Bahia
Governo do Estado usou 62 novas viaturas da Polícia Militar em megaoperação contra o crime na Bahia
Por Da Redação.
O Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública (SSP), colocou em circulação 62 novas viaturas das unidades especializadas da Polícia Militar. O movimento faz parte de uma megaoperação contra o crime na Bahia, lançada nesta quinta-feira (10), em Salvador, com o nome de Dominus.
O investimento total nas viaturas - caminhonetes modelo S10 - é de cerca de R$ 19 milhões, e vai equipar as 12 Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPEs), para atender aos 417 municípios baianos, com o objetivo de garantir maior capacidade operacional e mobilidade das forças policiais.
A entrega desses veículos é um símbolo do nosso compromisso em ampliar a capacidade da segurança pública em toda a Bahia, num momento em que a sociedade exige respostas rápidas e eficientes no combate à criminalidade. Somadas até aqui, só neste ano, são 600 viaturas e até o final do ano mais 600. Inclusive, uma quantidade dessas viaturas são semi-blindadas, o que dá mais segurança aos profissionais,”, disse o governador Jerônimo Rodrigues.
Leia também:
>>>Homem faz família refém durante confronto com a PM em Salvador
>>>Empresário de 23 anos é assassinado a tiros em Candeias
>>>Tentativa de assalto contra policial termina com morto em Salvador
As viaturas serão distribuídas entre as CIPEs Caatinga, Cerrado, Litoral Norte, Semiárido, Cacaueira, Central, Nordeste, Chapada, Leste, Mata Atlântica, Polo e Sudoeste. Segundo o coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, a escolha das unidades se baseou em critérios estratégicos de atuação e necessidade de reforço territorial. “O investimento em equipamentos de segurança, como essas viaturas, não apenas protege a população, mas também garante melhores condições de trabalho para os policiais, contribuindo para a valorização profissional e a eficácia das operações”.
O que se sabe sobre a megaoperação
A Operação Dominus, que começou nesta quinta-feira e segue até segunda-feira (14), funcionará 24 horas por dia, com o objetivo de reforçar a ocupação tática em três áreas de Salvador, marcadas por conflitos intensos entre grupos armados, com foco na redução de crimes como homicídios. Além disso, ela visa a segurança nos principais corredores de tráfego em Salvador e Região Metropolitana.
A operação tem o apoio de tropas de elite, como o Batalhão de Choque e o Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel da Polícia Militar da Bahia (BPatamo), além do uso de veículos blindados em pontos estratégicos. A ação mobiliza centenas de policiais, que atuam em regiões consideradas críticas.
“A Dominus é uma operação para fortalecer a integração tática com ações coordenadas entre unidades especializadas e convencionais. O foco é a presença ostensiva e preventiva, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade, trazendo paz para a população de Salvador e Região Metropolitana”, explica o subsecretário da Segurança Pública do Estado, Marcel de Oliveira.
Entre janeiro e junho deste ano, a SSP afirma que investiu mais de R$ 170 milhões em novas estruturas policiais, com a construção de 43 unidades físicas, entrega de 523 viaturas para as forças de segurança, equipamentos de tecnologia e inteligência, armamentos, aquisição de coletes balísticos, investimentos em operações e novos policiais. A partir desses investimentos em Salvador, a pasta estadual explica que houve uma diminuição de 16,4% no número de crimes violentos letais intencionais em relação a 2024.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).