Dois homens são presos por fornecer armas para facção criminosa em Salvador
Presos por fornecer armas para facção criminosa em salvador foram capturados nesta sexta-feira (26), durante a Operação Bomboniere
Por Ananda Costa.
Dois suspeitos foram presos por fornecer armas para uma facção criminosa em Salvador durante a Operação Bomboniere, deflagrada por forças de segurança estaduais e federais. As prisões aconteceram na manhã desta sexta-feira (26), no bairro do Engenho Velho da Federação.
Segundo as investigações, os suspeitos, que tinham mandados de prisão em aberto, comercializaram mais de 60 mil munições ao longo de dois anos, além de fabricarem armas artesanais, acessórios e realizarem a manutenção de armamentos para a facção criminosa.
Um dos presos possui Certificado de Caçador, Atirador e Colecionador (CAC), e o outro é serralheiro. Ambos também são suspeitos de produzir carregadores de munição e peças utilizadas em armas de fogo.
O que diz delegados sobre presos por fornecer armas para uma facção criminosa em Salvador
O titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME) da Polícia Civil, delegado David Machado, destacou que os eletrônicos e ferramentas apreendidos passarão por perícia.
“Vamos aprofundar para descobrirmos possíveis rotas de armas e munições, além de chegarmos aos receptores destes materiais ilícitos”.
A ação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), com a participação de equipes da Polícia Civil (DESARME e CORE), Polícia Militar (COPPM, CPRs Atlântico e BTS, além do BPATAMO) e Polícia Federal (COT e GPI).
Outras operações
Operação Barút
Policial Militar investigado por comercializar armas com facção criminosa foi preso em flagrante por posse ilegal de munições nesta quinta-feira (25), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
A prisão ocorreu durante a Operação Barút, deflagrada pela Força Correicional Especial Integrada (Force), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), e pela Corregedoria da Polícia Militar (Correg), quando o policial militar foi investigado por tráfico de drogas.
Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, as equipes localizaram 160 munições de calibres 9mm, .380, .30 e .40, além de celulares e documentos nas residências ligadas ao policial militar.
‘Operação Premium Mandatum’
A terceira fase da operação do Ministério Público da Bahia foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (25) e teve como alvos 20 pessoas ligadas a uma organização criminosa com atuação em Senhor do Bonfim, Juazeiro e em cidades de Santa Catarina.
Até o momento, a ação cumpriu sete mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão, resultando na apreensão de R$ 71 mil em espécie e diversos aparelhos eletrônicos.
De acordo com o Ministério Público, o grupo é suspeito de envolvimento em crimes como tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro, com uma estrutura hierárquica que operava, inclusive, a partir do sistema prisional.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).