Detentos são mortos durante indulto de Natal no interior da Bahia
Detentos foram mortos nesta quarta-feira, em um ataque a tiros no município de Laje, no interior do estado
Dois detentos do Conjunto Penal de Valença, no Baixo Sul da Bahia, foram mortos a tiros nesta quarta-feira (24) durante o período de liberdade temporária concedido pelo indulto natalino. O crime ocorreu no município de Laje, a cerca de 149 quilômetros de Feira de Santana.
As vítimas foram identificadas como Darlan Paixão Santos e João Vitor Conceição dos Santos, de 26 anos.

De acordo com relatos de testemunhas à polícia, dois homens em uma motocicleta se aproximaram das vítimas e efetuaram diversos disparos de arma de fogo. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Segundo a Polícia Militar, foram realizadas buscas, mas, até o momento, nenhum dos envolvidos havia sido localizado. A Polícia Civil investiga o duplo homicídio e apura a autoria e a motivação do crime.
Bahia é segundo estado mais violento do Brasil
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
Crimes Violentos Letais Intencionais
Entre janeiro e junho de 2025, a Polícia Civil registrou 378 homicídios dolosos - quando há intenção de matar -, sendo que 95% das vítimas eram homens e 5% mulheres. Foram contabilizados ainda 10 casos de latrocínio (roubo seguido de morte).
+ Mortos em chacinas policiais crescem 235% no primeiro semestre de 2025
No índice de 2024 do Anuário de Segurança Pública, que mede homicídios e lesões graves com intenção de matar, Salvador apresentou taxa de 52, enquanto a média nacional é 20,4. No total, foram registradas 1.335 mortes violentas na cidade nesse período, representando quase 30% do índice nacional em apenas seis meses.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).