Criminosos determinam toque de recolher após morte de traficante em Salvador

Criminosos determinaram toque de recolher no comércio da Barroquinha, no Centro Histórico de Salvador

Por Anna Caroline Santiago.

Um homem identificado como Albino de Santana Silval dos Santos, de 26 anos, foi morto na manhã desta quinta-feira (9) durante uma operação policial na região da Barroquinha, no Centro Histórico de Salvador. Criminosos teriam determinado um toque de recolher no comércio da região, em retaliação a morte do suspeito.

+Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On

Segundo a Polícia Civil, equipes estavam no local para cumprir mandados de prisão quando foram recebidas a tiros pelo suspeito. Durante o confronto, Albino, apontado como integrante da facção Bonde do Maluco (BDM), foi baleado e socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos. 

Criminosos determinam toque de recolher após morte de traficante em Salvador.Foto: TV Aratu

Em retaliação à morte de Albino, criminosos teriam determinado o fechamento do comércio na região, em um possível toque de recolher. Lojas e barracas encerraram as atividades ainda pela manhã. 

Durante a operação, dois homens foram detidos por agentes da Polícia Militar. Ainda não há informações sobre o envolvimento deles no confronto.

Segundo a Polícia Civil, a morte de Albino foi registrada como intervenção de agente de segurança pública. Policiais militares apresentaram uma metralhadora apreendida na ação à unidade especializada.

Confira a reportagem: 

Violência em Salvador

Dados do relatório da Polícia Civil sobre os crimes em Salvador no primeiro semestre de 2025 confirmam a capital baiana como a cidade mais violenta do país, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, obtido com exclusividade pelo Aratu On.

Entre janeiro e junho de 2025, a Polícia Civil registrou 378 homicídios dolosos - quando há intenção de matar -, sendo que 95% das vítimas eram homens e 5% mulheres. Foram contabilizados ainda 10 casos de latrocínio (roubo seguido de morte).

+ Mortos em chacinas policiais crescem 235% no primeiro semestre de 2025

No índice de 2024 do Anuário de Segurança Pública, que mede homicídios e lesões graves com intenção de matar, Salvador apresentou taxa de 52, enquanto a média nacional é 20,4. No total, foram registradas 1.335 mortes violentas na cidade nesse período, representando quase 30% do índice nacional em apenas seis meses.

Segundo o anuário, a capital baiana ultrapassou Macapá, capital do Macapá. A Bahia, por sua vez, é o segundo estado mais violento do país. Perde apenas para o Amapá. 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.