Barbeiro é morto a tiros em Pernambués; ataque pode ter relação com facção
Barbeiro foi morto dentro de casa por um grupo de criminosos na manhã desta quinta-feira. Nenhum suspeito foi preso
O barbeiro identificado como José Antônio foi morto a tiros dentro de casa na manhã desta quinta-feira (23), no bairro de Pernambués, em Salvador. De acordo com informações iniciais, o crime teria sido cometido a mando da facção criminosa Comando Vermelho (CV), mas a Polícia Civil ainda não confirmou a informação.
José foi surpreendido por homens armados enquanto estava em casa com a enteada. Segundo testemunhas, ao ouvir o barulho dos disparos, ele saiu para a varanda e acabou sendo atingido diversas vezes, morrendo ainda no local.
A cena do crime ficou marcada por sinais de violência. O programa Alô Juca mostrou que o portão da residência foi arrombado a tiros e que cápsulas de balas ficaram espalhadas pela casa. Vizinhos relataram ter ouvido pelo menos 19 disparos.
Até o momento, não há informações sobre o que teria motivado o ataque, nem se José possuía envolvimento com atividades criminosas. Uma familiar da vítima afirmou não entender o motivo da execução. “Ele era uma pessoa querida. Pernambués está em luto”, lamentou.
Confira a reportagem:
De acordo com a Polícia Militar, quando os agentes chegaram ao local, José já estava sem vida. Nenhum suspeito foi preso até o momento. A Polícia Civil investiga a autoria e a motivação do crime.
Quem era José Antônio
Nas redes sociais, José se apresentava como “O mestre do cabelo” e compartilhava fotos e vídeos do trabalho como barbeiro. Segundo a própria biografia, atuava na profissão desde 1986.
Confira algumas das publicações:
Salvador volta a ser capital mais violenta do Brasil, aponta anuário
Salvador voltou a ser, em 2024, a capital mais violenta do Brasil. Quem aponta este quadro é o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Segundo o anuário, a capital baiana ultrapassou Macapá, capital do Macapá. A Bahia, por sua vez, é o segundo estado mais violento do país. Perde apenas para o Amapá.
O índice refere-se à taxa de mortes violentas intencionais, quando há intenção de causar a morte ou lesões graves. No caso de Salvador, a taxa é 52 – a média nacional é 20,4. Foram 1.335 mortes violentas registradas na cidade neste período.
Crimes em Salvador: saiba quais são os mais comuns
Crimes Violentos Letais Intencionais
Entre janeiro e junho de 2025, a Polícia Civil registrou 378 homicídios dolosos - quando há intenção de matar -, sendo que 95% das vítimas eram homens e 5% mulheres. Foram contabilizados ainda 10 casos de latrocínio (roubo seguido de morte).
+ Mortos em chacinas policiais crescem 235% no primeiro semestre de 2025
No índice de 2024 do Anuário de Segurança Pública, que mede homicídios e lesões graves com intenção de matar, Salvador apresentou taxa de 52, enquanto a média nacional é 20,4. No total, foram registradas 1.335 mortes violentas na cidade nesse período, representando quase 30% do índice nacional em apenas seis meses.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).