Filho de vereadora que atropelou atleta na Pituba é solto pela Justiça
Atropelado na Pituba, atleta Emerson Pinheiro teve uma das pernas amputada depois do acidente
Por Laraelen Oliveira.
O empresário Cleydson Cardoso, acusado de tentativa de homicídio qualificado por atropelar o maratonista Emerson Pinheiro na Orla da Pituba, em Salvador, teve a liberdade provisória concedida pela Justiça. Apesar da gravidade da acusação, ele responderá ao processo em liberdade.
Com a revogação, Cleydson Cardoso, que é filho da vereadora Débora Santana (PDT), vai precisar cumprir medidas cautelares, como:
- Comparecer mensalmente à Justiça para informar e justificar suas atividades;
- Não frequentar locais com consumo de bebida alcoólica, como bares, restaurantes, boates, praias e eventos sociais;
- Não dirigir veículos;
- Não manter contato com a vítima nem com testemunhas do caso;
- Cumprir recolhimento domiciliar a partir das 19h, além de finais de semana, feriados e dias de folga;
- Não deixar a comarca sem autorização judicial;
- Usar tornozeleira eletrônica para monitoramento.
Planos do atleta
Após um mês do acidente que acarretou na amputação de uma das suas pernas, o atleta Emerson Pinheiro, de 29 anos, revelou que voltará a correr, durante uma coletiva de imprensa, nesta terça-feira (16). O acidente aconteceu no bairro da Pituba, em Salvador.
“Pretendo continuar no atletismo de outra forma, agora como PCD, e incentivar as pessoas que em um acidente perderam uma parte de um membro. Converso bastante com meu treinador sobre as Paralimpíadas”, explicou o atleta.
Além disso, o atleta ressaltou a importância do apoio da família e falou que vai concluir a graduação em Educação Física. “Ainda tenho o projeto de seguir com os estudos. Curso educação física, estou no 5º semestre e não vou desistir. Minha prioridade é me formar”.
Sobre o caso
O acidente envolvendo o atleta Emerson Pinheiro, de 29 anos, ocorreu na manhã de 16 de agosto de 2025, na orla da Pituba, em Salvador. Enquanto participava de um treino coletivo de corrida, ele foi atingido por um carro conduzido por Cleydson Cardoso Costa Filho, filho da vereadora Débora Santana (PDT). O motorista perdeu o controle do veículo, que subiu na calçada, derrubou uma barraca e atingiu o corredor. Emerson sofreu ferimentos graves, incluindo fraturas expostas, e precisou passar por uma cirurgia de emergência no Hospital Geral do Estado (HGE), onde teve a perna direita amputada.
O condutor apresentava sinais de embriaguez e não concluiu o teste do bafômetro. Ele foi preso em flagrante e, posteriormente, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. O caso gerou comoção e revolta entre esportistas e moradores de Salvador, que organizaram atos em apoio a Emerson e cobraram justiça.
Leia também: Suspeito de matar cantor baiano 'Oh Original' é preso em São Paulo
Leia também: Vídeo mostra o momento da explosão em churrascaria de Mar Grande; veja
Leia também: MP-PB denuncia Hytalo Santos por tráfico humano e favorecimento da prostituição
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).