Arsenal com fuzis é apreendido durante operação no Arenoso
Arsenal com fuzis foi localizado nesta quinta-feira (16) durante uma ação do Denarc
Uma operação do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) apreendeu, nesta quinta-feira (16), um arsenal com fuzis e drogas no bairro do Arenoso, em Salvador.
Batizada de Operação Solo Seguro, a ação resultou na apreensão de três fuzis, uma espingarda calibre 12, carregadores e diversas porções de drogas. Todo o material foi recolhido e encaminhado ao Denarc, onde passará por perícia e demais procedimentos legais.
A operação continua em andamento e é conduzida por equipes da 2ª DTE/Central, com apoio dos Serviços de Investigação (SI) da sede, 1ª DTE/Atlântico e 3ª DTE/BTS. Segundo a Polícia Civil, mais detalhes estão sendo preservados para não comprometer o andamento das diligências e a segurança das equipes envolvidas.
Mapa da Violência em Salvador
Entre os municípios da Região Metropolitana, Salvador foi o mais impactado: concentrou 73% dos tiroteios, 69% dos mortos e 79% dos feridos registrados em 2025. Os bairros com maior incidência são:
-
Lobato: 23 tiroteios, 18 mortos e 5 feridos
-
Beiru/Tancredo Neves: 22 tiroteios, 5 mortos e 5 feridos
-
Mussurunga: 19 tiroteios, 14 mortos e 4 feridos
-
Fazenda Coutos: 18 tiroteios, 18 mortos e 3 feridos
-
Narandiba: 14 tiroteios, 13 mortos e 2 feridos
Na Bahia, ao menos 14 facções criminosas disputam o controle do tráfico de drogas. Paralelamente, o estado tem, desde 2022, a polícia mais letal do Brasil. Só no primeiro semestre de 2025, 42% dos tiroteios ocorreram em ações policiais.
Capital mais violenta do Brasil
Salvador voltou a ser, em 2024, a capital mais violenta do Brasil. Quem aponta este quadro é o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Segundo o anuário, a capital baiana ultrapassou Macapá, capital do Macapá. A Bahia, por sua vez, é o segundo estado mais violento do país. Perde apenas para o Amapá.
O índice refere-se à taxa de mortes violentas intencionais, quando há intenção de causar a morte ou lesões graves. No caso de Salvador, a taxa é 52 – a média nacional é 20,4. Foram 1.335 mortes violentas registradas na cidade neste período.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).