Amiga de jovem encontrado no Pico Paraná se pronuncia: 'Ele vai contar o que aconteceu'

Roberto desapareceu no dia 1º de janeiro durante o percurso e foi encontrado com vida na manhã desta segunda-feira (5)

Por Bruna Castelo Branco.

A amazonense Thayane Smith, de 19 anos, que acompanhava Roberto Farias Tomaz, também de 19, na trilha até o Pico Paraná, afirmou que se arrepende de ter deixado o amigo para trás durante a caminhada. A declaração foi dada em entrevista ao SBT.

Roberto desapareceu no dia 1º de janeiro durante o percurso e foi encontrado com vida na manhã desta segunda-feira (5), após caminhar cerca de 20 quilômetros até uma fazenda na região de Antonina, no litoral do estado.

Roberto desapareceu no dia 1º de janeiro durante o percurso e foi encontrado com vida na manhã desta segunda-feira (5). | Foto: Redes Sociais

Durante a entrevista, Thayane relatou que permaneceu na região e chegou a subir o Pico Paraná outras vezes enquanto o jovem estava desaparecido.

"Tinha muita certeza de que ele seria encontrado com vida. Teve uns pensamentos intrusivos, mas, ele foi encontrado com vida. Ele foi encontrado muito magro, emagreceu demais", disse ela. Na sequência, ela reforçou que se arrependeu de ter deixado o jovem sozinho, e assumiu que desrespeitou uma regra comum entre montanhistas.

"Aprendi essa lição. Desrespeitei uma regra entre montanhistas, e isso nunca mais irei fazer. Dou a minha palavra. Se eu não tivesse feito isso, nada teria acontecido. A gente tinha planos para o dia 2, dia 3... pequei, errei de deixar ele para trás. Peço muitas desculpas para a família. Ele vai contar a história dele sobre o que aconteceu, vocês vão ouvir da boca dele", finalizou. Assista:

O que aconteceu com Roberto

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Roberto caminhou sozinho por aproximadamente 20 quilômetros até encontrar uma fazenda na localidade de Cacatu, em Antonina, onde conseguiu entrar em contato com a família.

Em um vídeo divulgado pelos familiares, o jovem afirmou que estava bem, apesar dos ferimentos. "Estou cheio de roxo no corpo, várias escoriações, não consigo enxergar porque perdi meu óculos, mas estou bem", disse.

Segundo o tenente Ícaro Gabriel, do Corpo de Bombeiros, Roberto foi encaminhado para o Hospital de Antonina, onde passará por exames médicos.

Durante a entrevista, Thayane relatou que permaneceu na região. | Foto: Redes Sociais

Desaparecimento

Conforme a Polícia Civil do Paraná (PC-PR), Roberto iniciou a trilha no dia 31 de dezembro acompanhado de Thayane. Durante a subida, ele passou mal, mas conseguiu chegar ao cume.

Após um período de descanso e o encontro com outros dois grupos, a dupla iniciou a descida por volta das 6h30, acompanhada de um dos grupos. Em um trecho anterior ao acampamento, Roberto se separou do grupo e desapareceu.

Em um vídeo divulgado pelos familiares, o jovem afirmou que estava bem, apesar dos ferimentos. | Foto: Redes Sociais

Momentos depois, outro grupo iniciou a descida e passou pelo mesmo ponto, mas não encontrou o jovem.

No sábado (3), a Polícia Civil passou a investigar o caso após a família de Roberto, moradora de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, registrar um boletim de ocorrência.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.