Você conhece a ceratocone? Oftalmologista aponta os perigos da doença que afeta crianças e adolescentes
Dia Mundial do Ceratocone é datado nesta sexta-feira (10/11)
O Dia Mundial do Ceratocone é memorado nesta sexta-feira (10/11), como forma de conscientização sobre esta doença oftalmológica rara e para fornecer esperança e apoio aos pacientes em todo o mundo. Dados da Sociedade Brasileira de ceratocone apontam que 13 mil transplantes de córnea realizados anualmente no país destinam-se a indivíduos que sofrem com essa condição oftalmológica.
Mas, afinal, o que é ceratocone? A médica Fernanda Fernandes é graduada em medicina pela Universidade Federal da Bahia explica que a doença que impede a projeção das vistas causando distorções visuais como visão embaçada e astigmatismo irregular.
"O ceratocone causa o afinamento progressivo e a protuberância da córnea, levando a distorções visuais, como visão embaçada e astigmatismo irregular. Em estágios avançados, o ceratocone pode ser debilitante, tornando as atividades diárias, como a leitura e a condução, extremamente difíceis", contou a doutora.
A doença é comum em crianças e adolescentes e não manifesta sintomas no seu estágio inicial. Para identificar a doença, basta ficar atento nos principais sintomas como aumento do grau dos óculos e aumento do astigmatismo e miopia.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!