Virada Salvador 2025 registra queda de 45% nos atendimentos de saúde
Redução no número de ocorrências marca o segundo dia do Festival Virada Salvador, que também teve avanços em segurança, transporte e infraestrutura
No segundo dia do Festival Virada Salvador 2025, realizado neste sábado (28), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou 79 atendimentos nos módulos assistenciais instalados na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. O número representa uma queda de 45% em relação ao mesmo período do evento no ano anterior, que teve 122 casos.
Dos atendimentos realizados, 71 foram de baixa gravidade, envolvendo assistência clínica. Houve ainda quatro atendimentos cirúrgicos, três ortopédicos e um de enfermagem. Cinco pessoas foram transferidas para unidades hospitalares. No acumulado dos dois primeiros dias do evento, foram contabilizados 153 atendimentos, com mais de 90% classificados como leves. As principais causas incluem cefaleia, dor abdominal, lombalgia e náuseas/vômitos.
Fãs curtem show de Bell Marques no Festival Virada Salvador | Foto: Lucas Moura/Secom
Vigilância sanitária
A Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) inspecionou 168 serviços no segundo dia do festival, como barracas de alimentos, food trucks, bares, camarotes e postos médicos. Desses, 105 estavam em conformidade com as normas sanitárias. As irregularidades encontradas envolveram uso inadequado de utensílios, armazenamento impróprio de alimentos e manipulação inadequada. Não houve interdições.
Foram realizadas, ao todo, 330 inspeções nos dois primeiros dias de evento, com 126 serviços em total conformidade. Pequenos ajustes nos protocolos permitiram que nenhuma atividade fosse interrompida.
Assistência social
No sábado (28), o programa Salvador Acolhe realizou 25 consultas clínicas. No mesmo período, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) efetuou 596 abordagens pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), identificando 25 casos de vulnerabilidade social. Foram promovidos dois encaminhamentos ao Salvador Acolhe e 15 para outros serviços da Sempre e parceiros, como Cras, Creas e Conselho Tutelar.
Segurança e prevenção
A Guarda Civil Municipal (GCM) registrou duas ocorrências na segunda noite do festival, além de 970 ações preventivas, incluindo patrulhamentos e abordagens. Mais de 1.000 crianças foram identificadas com pulseiras e 50 documentos perdidos foram recuperados. A retirada dos itens pode ser feita na base da GCM, na Vila da Prefeitura.
Ações de prevenção ao trabalho infantil na Virada Salvador | Foto: Bruno Concha/Secom
Trânsito e transporte
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizou 88 autuações por infrações diversas e removeu dois veículos estacionados irregularmente. Nenhum acidente ou congestionamento significativo foi registrado. A Blitz Respeite a Vida abordou 223 condutores, sem flagrar motoristas alcoolizados.
No transporte coletivo, a Secretaria de Mobilidade (Semob) contabilizou 80 viagens das linhas especiais, com apoio de 30 ônibus adicionais. Além disso, 256 táxis realizaram 539 viagens, transportando 1.078 passageiros.
Manutenção e infraestrutura
A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) executou diversas ações, incluindo limpeza de 92 metros de calhas, desobstrução de 148 metros de redes de drenagem e manutenção de ecodecks e pavimentos. A Diretoria de Iluminação Pública (Dsip/Semop) realizou nove intervenções, ampliando a luminosidade do circuito, sem registro de apagões ou falhas.
Outras ações
Salvamar: Efetuou 92 ações preventivas na praia e dois atendimentos médicos.
Sedur: Realizou 278 vistorias, sete notificações e dois embargos de obras.
Ouvidoria: Registrou 262 atendimentos, com 58 elogios, 11 reclamações e duas solicitações de serviço.
O evento segue até o dia 31, com a expectativa de continuidade nas ações de organização, segurança e bem-estar dos participantes.
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).