Terceira fase de vacinação contra gripe tem início nesta quarta-feira; confira os novos grupos incluídos na campanha
Promovida em todo o território nacional, a vacinação teve início no mês passado e a estimativa é de imunizar 79,7 milhões de pessoas.
A terceira fase da campanha de vacinação contra a Influenza começa nesta quarta-feira (9/6). O governo pretende imunizar cerca de 22 milhões de pessoas até 9 de julho. Promovida em todo o território nacional, a vacinação teve início no mês passado e a estimativa é de imunizar 79,7 milhões de pessoas.
Em Salvador, a prefeitura incluiu na terceira e última fase da vacinação contra a Influenza, vírus causador da gripe, pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais, deficiência permanente, integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviários, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas estão entre o público-alvo.
Para receber o imunizante, os cidadãos devem comparecer, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, a um dos 109 postos fixos ou no drive-thru do Shopping Barra (Avenida Centenário). No caso do drive-thru, o atendimento é exclusivo para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e idosos.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta para a baixa adesão à campanha nas etapas anteriores, quando apenas 36% do público alvo — crianças entre seis meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores e idosos com mais de 60 anos —, compareceu aos postos para aplicação do imunizante.
“A situação causa muita preocupação, principalmente neste momento de gravidade da pandemia, com as taxas de ocupação de leitos na casa de 80%”, revela o titular da SMS, Leo Prates. “Sabemos que a vacinação é sempre a principal e mais eficaz ação preventiva especialmente para pessoas com maior vulnerabilidade, no caso dos grupos prioritários. Esta é a última fase e o momento para que possamos reverter esses números. Temos a vacina e profissionais esperando para recebê-los, por favor, compareçam”.
COVID-19
Pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 devem respeitar o intervalo de 14 dias para se vacinarem contra a gripe. O mesmo intervalo deve ser seguido por aqueles que receberam a dose contra a gripe e precisam ser imunizados contra o coronavírus.
“Esse prazo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante, independente de qual deles foi aplicado primeiro”, explica a médica infectologista da SMS, Adielma Nizarala.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.