Roteiro Hemoba: veja coleta externa de sangue em Salvador em novembro
Hemoba divulga roteiro de coleta externa em Salvador no mês de novembro
Por Da redação.
A Fundação Hemoba oferece atendimento em diversos pontos estratégicos de Salvador ao longo do mês de novembro, por meio da sua unidade móvel de coleta de sangue (hemóvel), no horário de 8h às 17h. A iniciativa busca facilitar o acesso da população ao serviço, levar a coleta de sangue e o cadastro de medula óssea a locais de grande circulação e estimular a doação regular, contribuindo para manter o estoque de hemocomponentes e garantir o abastecimento das unidades de saúde e hospitais.

Até esta sexta-feira (7) o hemóvel estará no HUPES/UFBA (Hospital Universitário Professor Edgard Santos). Nos dias 8, 10, 24, 25 (Dia Nacional do Doador de Sangue) e 29/11, o atendimento será realizado no Salvador Shopping. A unidade também atenderá na Faculdade de Farmácia (UFBA) nos dias 11 e 12/11 e na UniDomPedro (Patamares) em 13 e 14/11, seguida pelo Hospital da Mulher, de 17 a 19/11. Nos dias 21 e 22/11, o hemóvel estará na Igreja Vida Plena e, no dia 26, no SENAC Aquidabã. Já em 27 e 28/11, haverá coleta na Parvi/Bremen (Barros Reis).
+Consumo diário de canela auxilia no equilíbrio do açúcar no sangue, diz pesquisa
O hemóvel é um ônibus totalmente adaptado, com estrutura semelhante à de uma unidade fixa da Hemoba. Ele conta com sala climatizada com quatro cadeiras de coleta, triagem clínica, equipamentos e mobiliário adequados, além de uma equipe multidisciplinar preparada para garantir conforto e segurança aos doadores. Durante o atendimento, também é possível realizar o cadastro para doação de medula óssea no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).
+Natação cura asma? Médica pneumologista tira dúvidas sobre a doença
Critérios para doação - Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, nem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, além de não fumar por pelo menos duas horas antes do procedimento. É necessário ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Para doar, é necessária a apresentação de um documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.

Cadastro de medula óssea
O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, mediante a coleta de uma amostra de 5 ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
+Andar 3 mil passos por dia ajuda a retardar Alzheimer, indica estudo
Unidades fixas
Em Salvador, o Posto Temporário no Shopping Bela Vista funciona durante todo o mês de novembro das 9h às 18h. Já as unidades fixas atendem com o seguinte horário: o Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; o Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; o Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; o Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e o Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 20 unidades de coleta no interior, consulte o site da Hemoba.
+Saúde na Bahia: hospitais, serviços públicos e campanhas de vacinação
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).