Resultados de exames de Bolsonaro para Covid-19 deram negativo; presidente usou nomes falsos
Resultados de exames de Bolsonaro para Covid-19 deram negativo; presidente usou nomes falsos
Os exames feitos pelo presidente Jair Bolsonaro para Covid-19 deram negativo. Os resultados foram liberados para a imprensa nesta quarta-feira (13/5), pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandovski. Segundo a colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o presidente se utilizou de nome falsos para realizar os exames: Airton Guedes e Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz foram os pseudônimos escolhidos. Além disso, ele aparece como "paciente 05" em uma terceira análise. O CPF e o RG informados, entretanto, são realmente de Jair Bolsonaro.
LEIA MAIS: Exames para Covid-19 de Jair Bolsonaro são entregues ao Supremo Tribunal Federal
Os resultados dos testes só foram divulgados após uma ação do jornal Estado de São Paulo, após a recusa do chefe de estado em provar que não teve a doença. Bolsonaro alegava que a divulgação se configurava como invasão de privacidade.
Mais cedo, a Advocacia-Geral da União (AGU) já havia informado ter entregue os documentos ao ministro Lewandowski, sinalizando, ainda, que eles comprovavam que Bolsonaro não tinha a doença.
Em março, o próprio presidente informou que testou negativo nos dois exames que realizou, mas a informação foi colocada em dúvida, uma vez que diversos integrantes da comitiva presidencial que viajaram junto com Bolsonaro para os Estados Unidos, vieram a público dizer que tinham a doença.
Vale lembrar ainda que, apesar das recomendações do Ministério da Saúde e dos órgãos de vigilância sanitária do país, o presidente saiu em público sem máscaras por diversas vezes nas últimas semanas e cumprimentou e abraçou pessoas na rua, além de participar de protestos que reuniram milhares de simpatizantes e apoiadores do seu governo.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.