Saúde

Quase 300 municípios baianos terão 458 ações de saúde itinerante em 2024

O Programa consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares

Por Da Redação

Quase 300 municípios baianos terão 458 ações de saúde itinerante em 2024Redes Sociais
Duzentos e noventa e dois municípios baianos receberão 458 ações de saúde itinerante em 2024. O anúncio foi feito na última sexta-feira (26/1), na abertura da Feira Saúde Mais Perto de Ibotirama, no Oeste baiano. Em 2023, foram 337 ações com mais de 400 mil atendimentos. O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), investirá mais de R$ 1,8 milhão nos projetos.
As ações incluem as Feira Saúde Mais Perto (31 municípios), a Saúde Mais Perto nas Escolas com odontomóveis (132), o Rastreio do Câncer de Mama (135), ações de oftalmologia (118) e de exames diagnósticos (42). Ao todo, foram 27 feiras em 22 municípios, com cerca de 336 mil atendimentos. A Feira de Ibotirama foi a primeira de 2024 e o ocorreu na sexta-feira, sábado (27/1) e domingo (28/1).
Por meio de unidades móveis de odontologia, equipadas com consultórios, o atendimento itinerante do Saúde Mais Perto nas Escolas é direcionado a estudantes, educadores e trabalhadores da rede estadual de ensino, que têm acesso a uma série de procedimentos odontológicos como restauração; cirurgia da cavidade bucal; tratamento de canal; aplicação de flúor; exame radiológico; e tratamento de doenças da gengiva.
O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama é uma estratégia itinerante que visa a detecção precoce e o tratamento da doença em todo o estado da Bahia. O Programa consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares.
Já as ações de oftalmologia incluem consultas com oftalmologista, consultas de refração e limpeza de lentes das pessoas que realizaram cirurgias de catarata. As ações de exames diagnósticos contam com a realização de exames laboratoriais, eletrocardiograma, raio X de tórax e ultrassonografias.

LEIA MAIS: MPT abre inquérito para apurar mortes de dois trabalhadores de uma construção em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

 

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.