"Quando a vigilância chega, mandam fazer cena", diz funcionário do GBarbosa após mortes suspeitas de Covid-19
"Quando a vigilância chega, mandam fazer cena", diz funcionário do GBarbosa após mortes suspeitas de Covid-19
“Precisamos de mais atenção e cuidados. Nossos colegas merecem Justiça. O mercado só que saber de lucros”. O desabafo, anônimo, é de um homem que trabalha na loja do hipermercado GBarbosa, localizada no bairro do Costa Azul, em Salvador.
Até esta sexta-feira (29/5), a unidade já contabilizava, segundo ele, dois funcionários - um direto e outro indireto - que morreram com sintomas do coronavírus. A primeira vítima foi uma mulher, Rosana Pitta, contratada do GBarbosa. Ela estava afastada do trabalho desde o dia 16 de maio e morreu na última terça-feira (26/5). Dois dias depois, um colega dela que prestava serviços na área de bebidas também não resistiu.
"Quando a Vigilância Sanitária chega, eles [administradores] mandam os funcionários fazerem cenário para não demonstrar os erros que a loja possui. Fazem isso também quando chega a fiscalização da Justiça do trabalho", relatou ainda um dos colaboradores.
O GBarbosa se pronunciou por meio de nota, dizendo que ainda não há a confirmação da causa da morte de Rosana. Mesmo assim, informou que reforçou as medidas de proteção contra a doença, com três limpezas gerais.
A primeira, segundo o grupo, ocorreu na quarta-feira (20/5). A outra, na segunda-feira (25/5). A mais recente foi feita nesta quinta (28/5). Ainda na nota, lamentou o falecimento da colaboradora e se solidarizou com os familiares e amigos.
DICAS
O Aratu On separou algumas dicas para você se prevenir sempre que for a qualquer estabelecimento. Primeiramente, escolha um horário onde provavelmente o local esteja um pouco mais vazio; coloque sua máscara de proteção individual; escolha um estabelecimento perto da sua casa para evitar o trânsito e dirija-se às compras. Chegando lá, evite tocar olhos, boca ou nariz. Se possível, dê preferência em pagar suas compras com cartões.
Ao voltar para casa, lave bem as mãos, assim como antes de pegar os alimentos crus e lavá-los em água corrente e mergulhar as verduras e frutas em uma solução contendo água sanitária diluída em água. Depois disso, enxague com bastante água. Se possivel, passe álcool 70% em embalagens de alimentos que serão armazenadas
LEIA MAIS: Carlos Bolsonaro posta vídeo de deputada sendo apalpada e ela responde: "Carluxo (a) pira"
LEIA MAIS: Mais dez municípios têm o transporte intermunicipal suspenso na Bahia; total chega a 246
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
*Sob supervisão do editor, Jean Mendes
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.