Primeiro bebê de 2026 na rede estadual baiana é de Salvador
O primeiro bebê de 2026, nascido na rede estadual baiana, é de Salvador e do Subúrbio Ferroviário da capital
Por Lucas Pereira.
A Secretária de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou informações sobre o primeiro bebê de 2026 nascido na rede estadual. De Salvador, o pequeno Henrique veio ao mundo às 0h36, na Maternidade Maria da Conceição de Jesus, no Subúrbio Ferroviário da capital.

O bebê nasceu com 3,752kg em um parto normal e com todos os “parâmetros esperados”, de acordo com a Sesab. Tanto Henrique, quanto a mamãe Naiara dos Santos Pereira, passam bem.
Já no interior do estado, o primeiro nascimento foi no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus. O parto aconteceu aos 43 minutos deste dia 1º de janiero, no Centro Cirúrgico da maternidade. A pequena Madalena, filha do casal Isabela Gomes Pereira e André Castanheira, que moram no distrito de Serra Grande, município de Uruçuca, nasceu de cesariana.
Em dezembro do ano passado, a Maternidade Regional de Camaçari (MRC) promoveu decorações natalinas para caracterizar os bebês do berçário, o que rendeu registros e sessões de fotos especiais para data comemorativa.
A ação foi idealizada pelas equipes de Enfermagem e Fisioterapia. A diretora de enfermagem da MRC, Thais Ronoski, explica que a iniciativa contribui para tornar o ambiente hospitalar mais humano e acolhedor, além defortalecer vínculos, proporcionar conforto emocional e reforçar a importância do cuidado para além do aspecto técnico. “Além disso, ajuda a ressignificar a rotina intensa da UTI, transformando o espaço em um ambiente onde empatia, sensibilidade e solidariedade estão sempre presentes”, afirmou a profissional.
Nomes mais escolhidos em 2025
O nome Helena foi o mais escolhido pelos pais na Bahia em 2025. Ao todo, 1.797 crianças foram registradas com o nome, liderando o ranking dos nomes registrados na Bahia em 2025, conforme dados dos Cartórios de Registro Civil.
Na sequência aparecem Maitê, com 1.760 registros, e Ravi, com 1.750. Os números reforçam a preferência por nomes curtos, sonoros e de fácil pronúncia entre as famílias baianas.
O levantamento mostra que os nomes registrados na Bahia em 2025 combinam tradição e tendências contemporâneas. Opções como Theo, Gael, Noah e Aurora refletem influências nacionais e globais que vêm ganhando espaço nos registros civis.
Em Salvador, a tendência foi a mesma nas escolhas de nomes de bebês em 2025. Além de Maitê, Helena e Ravi, figuram entre os destaques dos nomes mais registrados em Salvador em 2025 Miguel (275), Gael (248), Noah (247), Arthur (235) e Cecília (232), mostrando equilíbrio entre nomes femininos e masculinos entre os mais escolhidos.
Nos últimos anos, o Brasil registrou a maior de queda no número de nascimentos, de acordo com a pesquisa Estatística e Registro Civil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A marca, de -5,8%, supera o recorde anterior, de -5,1% entre 2015 e 2016.
A redução reflete a tendência de queda na taxa de fecundidade total do Brasil. O número médio de filhos por mulher em idade fértil, que era de 6,28 filhos em 1960, caiu para 1,55 em 2022, de acordo com o Censo 2022 do IBGE.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).