OMS afirma que Covid-19 impacta serviços de saúde em 90% dos países
Vale destacar ainda que o momento da pesquisa coincidiu com o surgimento de casos da variante Ômicron, altamente transmissível, adicionando tensão nos hospitais.
A pandemia de Covid-19 impactou nos serviços básicos de saúde, a exemplo de campanhas de vacinação e tratamento de doenças como a AIDS, em 92% de um total de 129 países. Os dados são de uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgada nesta segunda-feira (7/2).
O levantamento foi realizado entre os meses de novembro e dezembro de 2021 e mostrou que os serviços foram "severamente impactados" com "pouca ou nenhuma melhoria" em relação à pesquisa feita no início do ano passado.
"Os resultados desta pesquisa destacam a importância de ações urgentes para enfrentar os principais desafios do sistema de saúde, recuperar serviços e mitigar o impacto da pandemia da Covid-19", disse a OMS em comunicado enviado à imprensa.
Em relação ao atendimento de emergência, que inclui ambulâncias e serviços de pronto atendimento, houve uma piora, com 36% dos países relatando interrupções, contra 29% no começo de 2021 e 21% na primeira pesquisa, em 2020.
Já as cirurgias eletivas, como próteses de quadril e joelho, foram interrompidas em 59% dos países, e as lacunas nos cuidados de reabilitação e paliativos foram relatadas em praticamente metade dessas nações observadas.
Vale destacar ainda que o momento da pesquisa coincidiu com o surgimento de casos da variante Ômicron, altamente transmissível, adicionando tensão nos hospitais.
De modo geral, ainda de acordo com a OMS, o impacto da pandemia nos serviços de saúde também se deve a "problemas de sistemas de saúde pré-existentes".
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.