O que se sabe até agora sobre a Ômicron, nova variante do coronavírus? O Aratu On explica para você
Além de países na África, a Ômicron também foi identificada em Hong Kong, na China, Israel e Bélgica, mas são casos que seguem isolados.
A notícia do surgimento de uma nova variante do coronavírus assustou a todos no final da última semana. Fez a Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, convocar uma reunião de emergência para tratar sobre o tema.
Mas, afinal, o que se sabe até agora sobre a Ômicron, a "variante de preocupação"? O Aratu On explica pra você!
A nova cepa (B.1.1.529) foi identificada em Botsuana, país vizinho à África do Sul. Segundo a OMS, ela pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-afriancanas.
Além de países na África, a Ômicron também foi identificada em Hong Kong, na China, Israel e Bélgica, mas são casos que seguem isolados.
A grande preocupação, segundo os cientistas, é que a variante tem um número de mutações genéticas nunca visto antes, nestes quases dois anos de pandemia de Covid-19, e isso pode afetar os índices de contágio e letalidade, porque ainda não há estudos suficientes sobre ela. Não se sabe, por exemplo, se as vacinas já existentes são capazes de barrá-la significativamente.
Mas já existem esforços científicos acelerados para estudar as amostras da nova cepa. Um time de cientistas de universidades da África do Sul, incluindo o virologista brasileiro Túlio de Oliveira, está decodificando o genoma da Ômicron, juntamente com dezenas de outras variantes do novo coronavírus.
A Pfizer também já se antecipou e anunciou que está trabalhando em uma nova vacina que seja eficaz contra a ômicron, e a expectativa é colocá-la no mercado em um prazo de até 100 dias.
BRASIL
Aqui no Brasil, já foram confirmados registros dessa variante, identificada como "de preocupação" e se encaixando no mesmo grupo das variantes delta e gama. Por isso, no momento, o país proibiu voos vindos da África do Sul.
Para continuar acompanhando informações sobre a pandemia, é só entrar no aratuon.com.br. Não é um portal, é vida ao vivo, tempo real.
Cronologia:
- Nova variante do coronavírus detectada na África do Sul tem mutações preocupantes
- Pfizer já está preparando vacina anticovid especial contra a variante ômicron, diz CEO da empresa
- Ômicron: Anvisa confirma dois casos de brasileiros com suspeitas da nova variante
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.