Mulheres pretas que se destacam no SUS recebem 2º Prêmio Mãe Estela de Oxóssi
Premiação será entregue a 20 colaboradoras negras do Sistema Único de Saúde (SUS)
Nesta terça-feira (25/7), Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, acontece o 2º Prêmio Mãe Estela de Oxóssi. Criado pelo Comitê de Prevenção e Combate do Racismo da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), a premiação será entregue às 20 colaboradoras negras que mais se destacaram em prol do Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento integra o "Julho das Pretas" na fundação. Há duas semanas, as redes sociais da Fesf ficaram abertas para que negras que transformam o SUS pudessem contar suas experiências. Agora é a vez do evento final, com a entrega dos troféus, nesta terça, a partir das 13h30, no auditório da Secretaria de Saúde Pública do Estado da Bahia (Sesab).
Neste ano, o tema do prêmio será "Heroínas do SUS - As Contribuições das Mulheres Negras na Saúde Pública". A votação foi feita nos próprios trabalhadores de todos os serviços da FESF-SUS, indicando a colaboradora que mais fez pela população preta de Salvador. O evento é aberto a todos.
Na mesa institucional de abertura estarão a secretária de Saúde do Governo da Bahia, Roberta Santana; representando a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Ubiraci Matildes; o diretor geral da FESF-SUS, Ricardo Mendonça; e a integrante do Comitê de Combate ao Racismo Institucional da FESF-SUS, Thais Wanda.
"87% dos trabalhadores da FESF são mulheres, dentre as quais 80% são mulheres pretas. Esse número expressivo nos orgulha, mas também aumenta a nossa responsabilidade para com as políticas públicas voltadas para este público", disse o diretor-geral Ricardo Mendonça.
MESA TEÓRICA
Para discutir o tema deste ano, "Heroínas do SUS: as contribuições das mulheres negras para a saúde pública", a FESF convidou dois nomes de peso: a escritora Vanda Machado e a coordenadora médica do Hospital Couto Maia, Dra. Alice Sena.
Com 12 livros publicados, todos sob uma ótica de entender o universo afro, Vanda foi uma das roteiristas do documentário "O Cuidar nos Terreiros e Saúde". Ela também é fundadora do Projeto Político Pedagógico Irê Ayó, que combina pesquisa participativa, abordagem autobiográfica, o pensamento africano e sua abrangência.
Já a médica infectologista Alice Sena, tem especialização em Epidemiologia Hospitalar e Controle de Infecção, pela UNEB, além de curso de extensão em Saúde do Trabalhador, pela UFBA, e também é formada em Direito. Ela é perita médica legista, foi Diretora Técnica do Instituto Médico Legal (IML) Nina Rodrigues por seis anos, local onde hoje é Diretora Adjunta.
VENCEDORAS
1 - Hospital Municipal-Infantil Dr Joaquim Sampaio (HMIJS): Maria das Graças dos santos
2 - Maternidade Regional de Camaçari (MRC): Carla Lopes Conceição
3 - Policlínica de Escada: Jheneluce Landinho
4 - Policlínica de Narandiba: Érica Regina Souza Santos
5 - Serviço de Verificação de Óbito (SVO): Cleide Miranda de Oliveira
6 - Telessaúde: Yasmin Conceição Brito
7 - Apoio Institucional: Elisa Carvalho e Daniele Machado
8 - Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa): Lorena Araujo da Encarnação
9 - Serviços Multiprofissionais: Angelina Neta
10 - Sede: Edneia Bahia do Carmo (Agente de Higienização)
11 - Projeto Primeiro Emprego (PPE): Lais Santos Rodrigues e Jilmara Nascimento
13 -Diretoria de Ciência, Tecnologia e Informação (DFTI): Rosália Santos Paixão
14 - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB): Janete Paiva
15 - Núcleo Financeiro (Nufic): Vania Teles
16 - Núcleo de Gestão de Pessoas (NUGEP): Viviane Fonseca
17 - Assessoria de Planejamento e Gestão: Nadja Almeida Guimarães
18 - Assessoria de Comunicação (ASCOM): Livia Calmon
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!