Morre aos 83 anos, o artista plástico baiano Aurelino dos Santos
Aurelino dos Santos será sepultado neste sábado, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, às 15h
O artista plástico baiano Aurelino dos Santos morreu na noite de sexta-feira (23), em Salvador, aos 83 anos. Segundo a Ernesto Bitencourt Galeria, que representava o artista, a morte foi causada por insuficiência respiratória.
+ Primeiro BaVi do ano: Confira onde assistir Vitória x Bahia no Baianão
Natural da capital baiana, Aurelino nasceu em 16 de junho de 1942. Embora não tenha sido alfabetizado, dominando apenas a escrita do próprio nome, sua trajetória artística floresceu na juventude, enquanto trabalhava como cobrador de ônibus.

Sua incursão na arte foi impulsionada pelo escultor Agnaldo Santos e contou com o apoio decisivo de Lina Bo Bardi. A arquiteta não apenas forneceu o material de trabalho, mas também organizou sua estreia oficial em 1963, no foyer do Teatro Castro Alves.
Carreira
Mesmo com o diagnóstico de esquizofrenia, Aurelino consolidou uma carreira de projeção internacional. Sua obra integra acervos de elite e circula pelas principais feiras do país, como SP-Arte e ArtRio. Realizou individuais em instituições de peso, incluindo o Museu Afro Brasil, o MAM-BA e o Museu Nacional da República.
A produção de Aurelino dos Santos também foi apresentada em cidades do exterior, como Paris, Madri, Valência e Los Angeles, consolidando seu nome no circuito internacional de artes visuais.
+ Cachorro é resgatado após ficar preso nos escombros de obra do viaduto da ACM
O sepultamento do artista está marcado para este sábado (24), às 15h, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvado. O velório ocorre no mesmo local, a partir das 14h, na Capela E.

Relembre outras perdas marcantes da arte
César Romero
O artista plástico baiano César Romero de Oliveira Cordeiro morreu nesta quarta-feira (8), em Salvador, após se engasgar. Médico psiquiatra, crítico de arte e fotógrafo, Romero foi um símbolo da valorização da cultura nordestina.
+Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On
Segundo informações iniciais, ele estava sendo alimentado por uma cuidadora no momento do engasgo. A Polícia Civil informou que a morte foi constatada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). César ainda chegou a tentar ser reanimado por vizinhos, mas o artista não resistiu.
César Romero
Natural de Feira de Santana, Romero iniciou sua trajetória artística ainda jovem e oficializou sua carreira em 1967. Aos 17 anos, recebeu do governador Luiz Viana Filho o prêmio da 1ª Exposição Intercolegial de Artes Plásticas (EICAP).
Ao longo de mais de 50 anos de trajetória, participou de exposições e salões no Brasil e no exterior, acumulando premiações e reconhecimento. Em 78, ele foi homenageado com o título de Personalidade do Ano – Homem Destaque do Nordeste.
Carreira na medicina

Formado em Medicina, Romero dividiu por décadas sua rotina entre a psiquiatria e o ateliê de arte em Salvador. Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) lamentou o falecimento:
"É com profunda tristeza que o Cremeb recebe a notícia do falecimento do médico e artista César Romero de Oliveira Cordeiro. Aos amigos e familiares, expressamos nosso pesar e solidariedade."
César Romero não era casado e não tinha filhos. Ele deixa duas irmãs.
Leia mais: Diretora de empresa baiana morre após passar mal em piscina de hotel
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).