Mais preocupante, cepa indiana do coronavírus chega ao Brasil, confirma secretário de Saúde
O secretário informou ainda que cerca de cem pessoas tiveram contato com tripulantes de navio, que testaram positivo para a nova cepa.
A Secretaria de Saúde do Maranhão confirmou, nesta quinta-feira (20/5), os primeiros casos oficiais da cepa indiana (B.1.617.2) do novo coronavírus no Brasil. Os contaminados foram seis tripulantes do navio Shandong da Zhi, que veio da África do Sul e foi fretado pela Vale para entregar minério de ferro em São Luís.
A confirmação veio em entrevista coletiva concedida pelo secretário de saúde, Carlos Lula, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Segundo ele, seis dos 24 tripulantes fizeram o teste genômico pelo Instituto Evandro Chagas e todos testaram positivo.
Um dos tripulantes segue internado em um hospital particular de São Luís. O quadro de saúde dele é estável, segundo o último boletim médico. Agora, de acordo com a SES, dentro do navio continuam 14 tripulantes com Covid-19: Dois com sintomas leves e 12 assintomáticos. Outros nove não foram diagnosticados com a doença.
O secretário informou ainda que cerca de cem pessoas tiveram contato com os tripulantes que testaram positivo. Elas devem ser testadas, acompanhadas e, se necessário, serão isoladas.
O navio Shandong da Zhi segue ancorado na costa de São Luís e todos os tripulantes estão isolados e acompanhados por profissionais de saúde, segundo a secretaria.
PREOCUPAÇÃO
A variante indiana do novo coronavírus preocupa as autoridades de saúde, já que ela tem uma ou duas alterações em sua proteína spike - dependendo da variante- o que pode significar uma maior resistência do coronavírus a respostas imunológicas do corpo.
Em entrevista de imprensa na semana passada, a líder técnica da resposta à pandemia de covid-19 da Organização Mundial da Saúde, Maria Van Kerkhove, afirmou que dados preliminares indicam que a variante originada na Índia tem capacidade de transmissão maior do que a cepa original do vírus.
LEIA MAIS: Lula elogia FHC e troca alfinetadas com Ciro Gomes no Twitter: "Não farei jogo rasteiro"
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.