Saúde

Léo Prates confirma plano de imunização em Salvador: "quando a vacina chegar, no dia seguinte estaremos prontos"

Léo Prates confirma plano de imunização em Salvador: "quando a vacina chegar, no dia seguinte estaremos prontos"

Por Da Redação

Léo Prates confirma plano de imunização em Salvador: "quando a vacina chegar, no dia seguinte estaremos prontos"Ingrid Anne/Semcom Manaus

Um dia após o prefeito de Salvador, ACM Neto, revelar que Salvador já possui um plano de imunização para a Covid-19, mesmo sem que o Ministério da Saúde e a Anvisa tenham decidido por uma vacina, o secretário municipal de Saúde, Léo Prates, apresentou detalhes do processo. “Já recebi carta branca para, caso seja necessário, aplicar recursos próprios dos cofres municipais para acelerar o processo de imunização na cidade. Quando a vacina chegar, no dia seguinte estaremos prontos para começar a vacinar as pessoas”, enfatizou nesta terça-feira (8/12).


LEIA MAIS: Salvador planeja vacinação independente; "não vamos ficar esperando o governo federal fazer o que já devia ter feito"


O plano foi elaborado por técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e define as etapas da mobilização, público eletivo prioritário e fluxo de acesso às doses através da rede SUS no município. "Já mantemos tratativas com alguns laboratórios produtores da vacina contra a Covid-19, que apresentaram eficácia satisfatória na proteção contra o vírus, para aquisição dos imunobiológicos assim que houver a liberação no Brasil”, destacou.


Durante coletiva de imprensa na última segunda-feira (7/12), ACM Neto já havia dito que iria tentar comprar a vacina mesmo que não houvesse apoio do presidente Jair Bolsonaro. "Nós vamos à Justiça pedir o direito de comprar a vacina e fazer a imunização. Já avisei a Léo [Prates, secretário de Saúde] que, se for preciso, vamos à Justiça pra pedir o direito de comprar vacina e imunizar as pessoas", prometeu.


LEIA MAIS: Com ocupação de UTIs em 77%, Neto cancela Live da Virada e anuncia medidas para Barra, Rio Vermelho e Itapuã


ESTRUTURA


A Prefeitura informou que já dispõe de quatro ultrafreezers de -86°C para o acondicionamento corretos das vacinas que precisarem ser conservadas em baixíssima temperatura. Além disso, a pasta irá lançar um registro de compra para a aquisição de outros quatro ultrafreezers, como medida para acelerar a vacinação.


Dessa forma, a rede de saúde de Salvador teria capacidade de armazenar até 160 mil doses em temperatura abaixo de -75°C de uma só vez. Para as outras vacinas contra a Covid-19, dos laboratórios que não demandam armazenamento em baixa temperatura, a prefeitura de Salvador afirma que a rede municipal já dispõe de infraestrutura através de câmaras e freezers científicos para acondicionamento e distribuição para a estratégia de imunização. 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.




Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.