Saúde

Governo inclui novos grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19; saiba quais

Em Salvador, a prefeitura lançou um portal para que o grupo realize um cadastro e possa agilizar o processo vacinal, assim que liberado.

Por Da Redação

 Governo inclui novos grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19; saiba quaisCréditos da foto: ilustrativa/Pixabay

Crianças e adolescentes com deficiência permanente, com comorbidade ou privados de liberdade passam a fazer parte do grupo prioritário de vacinação contra Covid-19 a partir desta sexta-feira (30/7).  


O Governo Federal incluiu ainda gestantes, puérperas e lactantes, com ou sem comorbidade, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. 


Segundo o Governo, para que estes adolescentes possam ser imunizados será necessário ainda que se "obtenha registro ou autorização de uso emergencial de vacinas no Brasil para pessoas com menos de 18 anos de idade".



A inclusão de gestantes e adolescentes no grupo foi motivada por uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que determinou ao Ministério da Saúde a análise da inclusão dos adolescentes no Plano Nacional de Imunização (PNI).


A vacina contra a Covid-19 da Pfizer, a primeira a receber o registro definitivo no Brasil, obteve o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em grupos com 12 anos de idade ou mais ainda no mês de junho.


Com isso, Mendes argumentou que, diante da existência de adolescentes com comorbidades e da adequação da vacina da Pfizer a esse público, não faria sentido limitar a vacinação apenas a maiores de idade.


Vale lembrar que última terça-feira (27/7), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que assim que for concluída a vacinação de maiores de 18 anos, o Brasil iniciará a vacinação de adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. Em Salvador, a prefeitura lançou um portal para que o grupo realize um cadastro e possa agilizar o processo vacinal, assim que liberado.


LEIA MAIS: Diversas linhas de ônibus são alteradas em Salvador após pedidos dos usuários, diz Prefeitura; veja o que muda


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.